Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O superintendente regional do INSS, Marcus Vinícius, esclareceu dúvidas frequentes de segurados sobre contribuições previdenciárias, reajustes de benefícios e acesso à aposentadoria e à pensão por morte.
Entre os temas abordados, ele explicou que o novo valor do salário mínimo em 2026 é de R$ 1.621 e que os reajustes só passam a valer para pagamentos referentes à competência de janeiro, pagos a partir do fim do mês.
Também foram detalhados os novos valores de contribuição para autônomos, facultativos, MEIs e donas de casa de baixa renda, além dos prazos para pagamento das guias.

Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Marcus orientou ainda sobre como solicitar aposentadoria por idade, destacando que o pedido pode ser feito no dia do aniversário pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, com prazo médio de análise entre 45 e 60 dias, podendo ocorrer liberação automática em alguns casos.
Outra dúvida esclarecida foi sobre atrasos no pagamento de benefícios, explicando que os depósitos seguem o calendário de dias úteis, e sobre o direito à pensão por morte em casos de união estável, mesmo sem casamento formal, desde que comprovada a convivência por meio de documentos.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.