Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Pixabay
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Com a chegada de janeiro e o aumento das despesas típicas do início do ano, como matrículas e material escolar, famílias precisam redobrar a atenção para evitar gastos abusivos.
O alerta foi feito pelo advogado e professor Floriano Júnior durante o quadro Consultório Jurídico do programa Conexão Caturité.
Segundo ele, as escolas não podem exigir marcas específicas nem determinar locais obrigatórios para a compra de material escolar, salvo em situações muito específicas.
Também é considerada abusiva a cobrança de itens de uso coletivo, como material de limpeza, papel ofício, cartuchos de impressora e outros produtos que devem ser fornecidos pela própria instituição de ensino.
Floriano Júnior destacou ainda que reajustes de mensalidade são permitidos, desde que não sejam abusivos, e reforçou que escolas não podem reter históricos ou documentos de alunos por falta de pagamento.
A orientação é que os pais pesquisem preços, guardem listas e notas fiscais e procurem o Procon em caso de dúvidas, garantindo mais economia e segurança no orçamento familiar.
Ouça o podcast.
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.