Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Um sonho que surgiu da necessidade de criar uma alternativa de renda familiar em meio aos desafios de manter o funcionamento da própria propriedade rural no território do semiárido e conquistar espaço no mercado com produtos de qualidade.
Essa é a história que marca a trajetória do empreendedor, Marcos Pereira, responsável pela gestão da empresa Caprinira, no município de Quixaba, no sertão da Paraíba.
Em atividade há um ano no mercado, sua principal ação consiste na produção do leite de cabra e a distribuição do queijo, produto que é considerado rico em proteínas, cálcio e várias vitaminas. O início desse processo aconteceu pelo desejo de utilizar melhor a sua propriedade no campo, e com o tempo, a busca pelo conhecimento consolidou a ideia, considerando o custo-benefício da criação de caprinos.
O trabalho de manuseio do rebanho se concentra em uma área de três hectares.
“São 28 animais entre cabras, marrãs, cabritas e o reprodutor. O leite por semana atinge uma média de quase 200 litros, o que atende ao nosso objetivo inicial para produzir o queijo e o restante distribuir para o consumo no mercado”, disse Marcos Pereira.
Para aprimorar o desenvolvimento da caprinocultura, Marcos Pereira revela que tem participado de capacitações e sendo acompanhado pelo serviço de consultoria do Sebrae/PB.
“A criação animal começou há três anos e o queijo de cabra há um ano. O objetivo da empresa agora é conquistar o Selo de Inspeção Estadual (SIE) para ampliar a distribuição do produto do queijo no ambiente de negócios. O Sebrae tem sido um parceiro estratégico nesse processo e a ideia é investir cada vez mais”, destacou.
O leite produzido pelo rebanho de cabras na propriedade do empreendedor se divide, atualmente, para atender ao próprio processo de produção do queijo e o restante é destinado à Cooperativa dos Capribovinocultores de Cabaceiras e Região (Capribov).
“O queijo é feito aqui mesmo no ambiente rural e depois passa pelo processo de embalagem. Tudo é realizado conforme os órgãos de controle”, enfatizou, Marcos Pereira, ao detalhar como acontece a etapa de produção.
“Essa opção de criar cabras leiteiras surgiu baseado na característica do nosso clima semiárido, pois considero que esse perfil de criação tem uma adaptação melhor, e com isso, os resultados são bem diferentes. O pequeno produtor do campo sofre muito com os efeitos da estiagem e nesse cenário é preciso estudar alternativas”, completou, Marcos Pereira.
O trabalho de gestão da empresa Caprinira conta ainda com o apoio de Auricélia da Silva Pereira, esposa do empreendedor e que está presente no dia a dia da propriedade rural acompanhando todas as ações.
Ela é a responsável pelo controle da produção e sempre participa de eventos de exposição para fortalecer a divulgação da marca.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.