Economia

Sebrae dá dicas para aumentar as vendas nesse fim de ano

Da Redação com Ascom
Publicado em 4 de dezembro de 2025 às 17:23

Foto: Ascom

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As festas de dezembro representam uma oportunidade de alavancar as vendas para muitos pequenos empreendedores. Um dos períodos mais lucrativos do ano também é marcado pela concorrência acirrada nos setores do comércio e do serviço.

E o que fazer para transformar o Natal e o Ano Novo em um sucesso de vendas? Confira as dicas do Sebrae/PB e o exemplo de dois empreendedores que mostram como a criatividade, a tecnologia e o planejamento podem garantir um final de ano com um bom faturamento.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, o pequeno negócio que se destaca no fim de ano não é o que tem mais estrutura, mas sim aquele que entende de gente.

“A grande tendência de inovação hoje é transformar informação simples em experiências que encantam”, destacou Cláudia Pereira. Segundo ela, a chave para um bom desempenho está na conexão humana: “Quem personaliza, conquista; quem escuta, fideliza; e quem cuida, vende mais”, ensinou.

A analista técnica sugere uma dica simples e prática para o sucesso das vendas nessa época do ano, apostando no bom relacionamento e atendimento aos clientes.

“Converse com seus 20 melhores clientes. Descubra o que realmente importa para eles. Uma oferta baseada na verdade sempre chega no coração antes de chegar no caixa. O Natal é, acima de tudo, sobre conexão, e o empreendedor que a cria transforma o final de ano e o próprio negócio em algo muito melhor”, ressaltou.

Foi reforçando o contato com os clientes e investindo na criatividade que Vinícius Dantas, gerente comercial da Cartopel, fábrica de embalagens e itens de papelão localizada no município de Bayeux, encontrou na inovação um caminho para dobrar o faturamento neste Natal. Ele destacou que para esse ano ampliou a linha de cestas natalinas.

“Criamos mais modelos para atender tanto os clientes que querem trabalhar com um propósito comercial, montando os seus kits para revenda, quanto aqueles que querem presentear os seus colaboradores com um produto de qualidade”, explicou Dantas.

Ele ainda reforça que a estratégia foi complementada com um forte investimento em anúncios e venda por meio de mídias sociais e canais de mídia em geral.

O resultado dessa combinação de produto inovador e estratégia de divulgação tem sido impressionante: um aumento de 100% no faturamento em relação ao ano anterior.

A Cartopel é um dos cases de sucesso acompanhado pelo programa Agente Local de Inovação – Produtividade, do Sebrae/PB.

“A consultoria do Sebrae tem colaborado bastante para implantarmos novos métodos e ações voltadas para o aumento de produtividade e vendas”, afirmou.

Inovação e tendências – Assim como Vinícius Dantas, as empreendedoras Dannyelle e Débora Queiroz, da D’Cakes Doceria, estão com alta confiança e planejamento proativo para o aumento de vendas no final. Elas focam em tornar os produtos mais acessíveis e atrativos como opção de presente.

“Isso inclui a produção de itens menores e o uso de embalagens mais econômicas para reduzir o preço final, posicionando os doces como uma “lembrancinha” competitiva no mercado”, disse Dannyelle.

A doceria aposta em tendências virais, como a adaptação da travessa de bolo crunch para sobremesa natalina familiar, e mantém a inovação constante com modelos de bolo em alta, como o víntage. As empreendedoras também tiveram acompanhamento do Programa ALI Produtividade.

Confira mais dicas:
– Invista na personalização: Não venda apenas um produto, venda um presente único. Oferecer opções de customização, embalagens exclusivas ou mensagens personalizadas aumenta o valor percebido e a conexão emocional com o cliente.
– Crie experiências imersivas: Se o seu negócio é físico, invista em uma vitrine e em um ambiente que remetam à magia do Natal, utilizando sons, cheiros e decorações que convidem o cliente a entrar.
– Use a tecnologia: Explore as mídias sociais para criar anúncios segmentados, lives de apresentação de kits e canais de venda direta (como WhatsApp).
– Escute e fidelize: Use a data para estreitar o relacionamento com os clientes mais fiéis. Uma conversa, um pequeno mimo exclusivo pode garantir que eles comprem de você e se tornem defensores da sua marca.

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