Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Freepik/ilustrativa
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Um grupo de treze empreendedores pernambucanos está realizando uma visita técnica à Rota Ciclos do Brejo, projeto do Sebrae/PB em parceria com o Governo do Estado, através do programa Agentes de Roteiros Turísticos.
Desta terça-feira (2) até a quinta (4), eles estão conhecendo negócios de sucesso apoiados pela instituição, em Areia e Bananeiras, cidades do brejo paraibano. O objetivo é vivenciar, observar práticas e inovações bem-sucedidas nesses negócios, a fim de replicar ou adaptar esses conceitos em suas próprias localidades.
Durante a missão, os empresários estão visitando pontos-chave da Rota Ciclos do Brejo, roteiro turístico consolidado na Paraíba que celebra os ciclos econômicos e a rica cultura da região, destacando a herança da cana-de-açúcar, do café e do algodão.
A programação da visita dos empreendedores pernambucanos está intensa, e o itinerário inclui engenhos históricos e modernos (em Bananeiras e Areia), visita a floriculturas e propriedades que cultivam flores comestíveis, além de unidades produtivas de mel e casas de farinha.
Impacto e oportunidades – Nesta terça-feira e quarta, além de palestra, as visitas estão concentradas na cidade de Areia, com os seguintes pontos: Engenhos Triunfo e Ipueira, Casarões históricos, Mel Cedage, Casa de Farinha e experiência de artesanato local, Louceiras em Chã da Pia e Floriculturas da Rota das Flores. Na quinta-feira (4), último dia de programação, os empreendedores seguem visitando as cidades de Bananeiras e Serraria, incluindo Garimpo das Artes, Eco Parque Angicos e Engenho Baixa Verde.
Jacy Viana, gerente do Sebrae em Guarabira, ressalta a relevância da missão: “Os empresários têm a oportunidade de vivenciar experiências durante essa rota e levar iniciativas para implementar em suas cidades, fortalecendo o turismo em Pernambuco com base em modelos de sucesso”.
Satisfação e novas ideias – Sávia e Alexandre Marinho, donos da loja “A Cacharia Brejeira” (Brejo da Madre de Deus, PE), compartilharam a satisfação de participar da visita.
Os empreendedores falaram da experiência e sobre novas ideias: “Está sendo maravilhoso; é uma experiência nova. Nós produzimos cachaça e licores, e esta visita está nos proporcionando ter várias ideias de como podemos melhorar cada vez mais nosso negócio,” afirmaram Sávia e Alexandre.
Eles também ressaltam a oportunidade de ter uma visão ampliada dos negócios feitos na rota do Brejo.
“A oportunidade que estamos tendo está servindo para ter uma visão mais ampla do turismo no geral, de como o pessoal trabalha por aqui. Destacamos muito essa parte de todos estarem juntos para um objetivo comum, a união dos artesãos e dos produtores, que é muito importante para o desenvolvimento local”, avaliaram.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.