Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Novembro marca uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes e consumidores, a famosa Black Friday. Tradicionalmente realizada na última sexta-feira do mês, a edição deste ano acontece no dia 28, data oficial para aproveitar grandes promoções e descontos.
Para realizar compras com segurança, o Procon-PB orienta os consumidores sobre a necessidade de planejamento e de medidas preventivas para não cair em golpes. É primordial pesquisar antes de comprar e acompanhar os preços antecipadamente para verificar se o desconto é real, pois ofertas com valores muito abaixo do mercado podem indicar fraude.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliane, é essencial não comprar por impulso e verificar o orçamento para evitar o endividamento.
“Orientamos que o consumidor acompanhe as pesquisas realizadas pelo órgão e tenha atenção aos preços durante as compras. Em caso de qualquer dificuldade, estamos de plantão à disposição. Para o Procon Paraíba o consumidor vem sempre em primeiro lugar”, ressaltou.
Nas compras presenciais, os consumidores devem exigir a nota fiscal e se informar sobre as políticas da loja nas trocas, prazos de garantia, entregas, e instalação dos produtos. Essas precauções evitam transtornos e asseguram os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Ao realizar compras pela internet, a atenção deve ser redobrada para evitar armadilhas com descontos enganosos, alterações de preço no carrinho, fretes abusivos e pagamentos falsos por boleto ou PIX. É fundamental tirar prints da tela, priorizar sites que possuem certificados de segurança, e sempre confirmar o prazo e as condições de entrega.
Vale lembrar que para qualquer compra realizada à distância, seja pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor possui o direito de se arrepender da aquisição e solicitar o cancelamento em até sete dias após o recebimento do produto, com direito à devolução integral do valor pago, incluindo o frete.
Com essas orientações, o Procon-PB busca garantir que os consumidores aproveitem o período de promoções com segurança, preservando seus direitos. Em caso de descumprimento da lei ou qualquer outra prática abusiva, o consumidor deve formalizar sua denúncia em qualquer unidade do Procon.
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do número 151 (ligação direta), pelo whatsapp (83) 99699-0207, instagram: @proconpb, acesse o nosso site: www.procon.pb.gov.br ou visite a sede da autarquia localizada na Avenida Almirante Barroso, nº 693, Centro, João Pessoa-PB.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.