Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Vicente de Melo, concedeu entrevista à Rádio Caturité FM nesta segunda-feira (27) e destacou as oportunidades de financiamento para projetos de energia solar e os programas de regularização de dívidas disponíveis para empreendedores da região.
De acordo com José Vicente, o processo para solicitar o crédito é simples e rápido.
“Para solicitar o financiamento do Banco do Nordeste para projetos de energia solar, o primeiro passo é o cadastro. O solicitante deve fornecer suas informações e os documentos solicitados pelo banco. Após a análise, os documentos podem ser enviados eletronicamente através do site do Banco do Nordeste. O prazo para aprovação do cadastro é de até dois dias úteis”, explicou.
Ele ressaltou que não é necessário ser correntista do banco para iniciar o processo.
“O cadastro é realizado apenas para avaliação da proposta de financiamento. A abertura da conta ocorre após a aprovação e definição dos detalhes do negócio”, disse.
As taxas de juros são consideradas atrativas: 0,73% ao mês para energia solar e cerca de 0,5% ao ano para projetos rurais, especialmente para agricultores familiares.
“Essas são taxas subsidiadas, voltadas para incentivar o uso de energia limpa e o fortalecimento da economia rural”, destacou o agente.
Os prazos de amortização são definidos conforme a capacidade de pagamento do empreendedor, após análise do plano de negócios e das projeções de receita.
Durante a entrevista, José Vicente também apresentou os três programas ativos de regularização de dívidas do Banco do Nordeste:
1 – Desenrola Rural – criado por decreto federal, permite renegociação ou liquidação de dívidas com descontos de até 85%, abrangendo contratos firmados entre 2012 e 2022.
2 – Lei 13.340/2012 – oferece condições semelhantes para regularizar dívidas mais antigas.
3 – Lei 14.166 – recentemente retomada pelo Congresso, também garante descontos significativos e prazos facilitados.
“Empreendedores com dívidas em atraso devem procurar o Banco do Nordeste. A principal vantagem é a possibilidade de obter grandes descontos e, com isso, voltar a ter acesso a crédito para novos investimentos”, orientou.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.