Economia

O Bê-á-bá da Economia: impacto econômico do Natal e alerta sobre o consumo

Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 12:23

dinheiro

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O economista Johnatan Brito analisou nesta quinta-feira (23), no quadro semanal “O Bê-á-bá da Economia”, os efeitos econômicos do período natalino — considerado um dos momentos de maior movimentação financeira do ano — e destacou tanto os impactos positivos quanto os riscos que acompanham o aumento do consumo nas festas de fim de ano.

Segundo o professor, as festividades natalinas são responsáveis por aumentar a atividade econômica em quase três vezes durante o seu período, diante da média normal da economia. Ele explicou que esse movimento é sentido em diversos setores.

“O mercado de alimentos se aquece por conta das ceias e confraternizações, o setor têxtil e de vestuário também é impulsionado, além do comércio de presentes. De fato, o consumo cresce muito nesse período”, pontuou.

Johnatan destacou que muitas empresas antecipam a produção para atender à alta demanda, o que leva à geração de empregos temporários — um dos efeitos mais esperados do fim de ano.

“As empresas aceleram contratações, o que faz o nível de desemprego cair nesse período. Isso é ótimo para a economia e para as famílias”, observou.

No entanto, o economista alertou para o efeito colateral do excesso de consumo, que pode pressionar os preços e reacender o debate sobre a inflação.

“Com mais dinheiro circulando, os preços tendem a subir. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, já afirmou que a instituição continua preocupada, porque o Brasil opera hoje com uma inflação estimada em 4,7%, acima do teto da meta, que é de 4,5%”, explicou.

economista Johnatan Brito

Foto: ParaibaOnline

Para evitar desequilíbrios nas finanças pessoais, Johnatan Brito orientou os consumidores a planejar as compras de Natal com antecedência, aproveitando o fim de outubro e o mês de novembro para organizar os gastos.

“Quem puder antecipar as compras vai conseguir diluir os custos e administrar melhor os recursos. Planejar é economizar”, aconselhou.

O professor encerrou deixando uma reflexão sobre o equilíbrio entre economia e celebração:

“Quando a gente se planeja, consegue presentear mais pessoas, gastar com mais qualidade e contribuir tanto com a economia quanto com a alegria da família.”

Ouça a explanação completa.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande