Economia

Conselho elege presidente interino do Banco do Nordeste

Da Redação com Ascom
Publicado em 22 de outubro de 2025 às 11:55

wanger rocha

Foto: Ascom/BNB

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) elegeu, nesta terça-feira, 21, Wanger Antônio de Alencar Rocha como novo presidente da Instituição, em substituição ao economista Paulo Câmara. O executivo exercerá o cargo interinamente, acumulando a função de diretor Financeiro e de Crédito, que desempenha desde maio de 2023.

Na mesma reunião, o Consad do BNB elegeu Raimundo Vandir Farias Júnior como diretor de Negócios do BNB. Ele substituiu Luiz Abel Amorim de Andrade, que estava no cargo desde julho de 2024.

Contador e especialista em Gestão Pública, Wanger Rocha possui ampla experiência no setor financeiro e na administração pública. É graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (Salvador/BA) e tem especialização pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP).

O novo presidente do BNB foi superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil nos estados do Paraná e da Bahia, entre 2008 e 2015, e diretor de Negócios do Banco do Nordeste em dois períodos: de 2015 a 2016 e em 2020. Também atuou como superintendente de Gestão do Patrimônio para o Desenvolvimento Produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia de maio de 2022 a janeiro de 2023 e ainda como superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia de janeiro a maio de 2023.

Já Vandir Farias é mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e Bacharelado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Possui certificação CPA20 pela ANBIMA e formação complementar em Transformação Digital e Liderança Transformadora pela Fundação Dom Cabral. Com ampla experiência no Banco do Nordeste, atuou como gerente de Agência em Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Acopiara. Ao longo de sua trajetória, obteve reconhecimentos como o 1º lugar no Programa de ação 2024 entre as agências de mais elevados níveis do Banco do Nordeste, além de manter classificação de excelência por quatro anos consecutivos.

Com a eleição de Wanger Rocha e Vandir Farias, a Diretoria Executiva do Banco do Nordeste passa a ter a seguinte composição:
• Wanger Antônio de Alencar Rocha – Diretor Presidente (acumula Diretoria Financeira e de Crédito)
• Raimundo Vandir Farias Júnior – Diretor de Negócios
• Ana Teresa Barbosa de Carvalho – Diretora de Administração
• Leonardo Victor Dantas da Cruz – Diretor de Controle e Risco
• José Aldemir Freire – Diretor de Planejamento
• Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior – Diretor de Ativos de Terceiros

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande