Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae-PB/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Promover a integração entre os diversos atores sociais, gestores públicos, líderes comunitários e representantes de instituições para incentivar o desenvolvimento de soluções estratégicas com foco nas atividades turísticas do território.
Esse foi um dos objetivos discutidos no Encontro da Instância de Governança Regional (IGR) do Fórum de Turismo Vale dos Sertões.
O debate aconteceu nesta quarta-feira (7) e reuniu representantes de várias cidades da região no auditório da agência regional do Sebrae/PB, na cidade de Patos, no sertão. A mobilização teve o apoio da IGR Vale dos Sertões, Sebrae, PBTur, Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e Prefeituras que estão inseridas no fórum.
De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o encontro foi uma oportunidade de promover a integração entre os representantes de cada município do território sertanejo e fortalecer o planejamento das ações relacionadas ao fórum.
“Esse momento teve a mensagem de unidade. Dá importância de integração do fazer junto, pensar e de não ficar esperando que aconteça algo. O fórum é necessário para alavancar o desenvolvimento do turismo, promover reuniões constantes, dialogar sobre projetos coletivos e colaborativos. É preciso buscar parcerias e esse alinhamento é fundamental para a interiorização do turismo”, disse.
Regina Amorim participou do encontro dialogando sobre o tema “Governança colaborativa e coletiva”. “O Sebrae e o Governo da Paraíba estão de mãos dadas nesse processo e o incentivo ao desenvolvimento do turismo precisa estar integrado com os municípios, para que cada território consiga mostrar seus valores, seus saberes, suas riquezas culturais e os atrativos”, concluiu.
Para o secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Patos, Pedro Leitão, o planejamento das ações relacionadas ao fórum é um passo importante para o fortalecimento do ambiente do turismo na região. “Esse encontro é importante para a cidade de Patos e mostra que a região tem muito potencial para trabalhar atividades voltadas ao turismo”, enfatizou.
O prefeito da cidade de Areia de Baraúnas, Toinho Macedo, participou do debate e pontuou que o fórum tem colaborado de forma positiva para o desenvolvimento econômico.
“Essa ação contribui com a procura de alternativas no que se refere a divulgação de experiências turísticas nos mais diversos municípios da nossa região. É uma forma de incentivar o ambiente da economia e fazer com que a cidade se torne mais conhecida”, comentou.
A programação contou ainda com as palestras do consultor do Programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART), Danylo Aguiar, abordando detalhes sobre a experiência da IGR Costa das Falésias – caso de sucesso nacional, e de Túlio Xavier, presidente da IGR Vale dos Sertões. Ele conversou com o público sobre as prioridades de ações, visando o desenvolvimento do turismo no território.
Estiveram presentes no encontro representantes das cidades de Salgadinho, São José do Sabugi, Quixaba, Patos, Santa Luzia, São José de Espinharas, Areia de Baraúnas, Mãe d’água, Santa Terezinha, Maturéia, São Mamede, São José do Bonfim, Passagem, Cacimba de Areia, São Bento, Cajazeiras, Catingueira, São Domingos, Paulista e São Bentinho.
Encontro em Pombal
Nesta quarta-feira (8), o mesmo encontro acontecerá na cidade de Pombal, com o objetivo de ampliar o debate da IGR no Fórum de Turismo Vale dos Sertões. O momento será realizado na sede da Secretaria de Turismo, a partir das 9h.
A Região Turística Vale dos Sertões é composta por 23 municípios. São eles: Água Branca, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Jericó, São Bento, Maturéia, Pombal, Paulista, Patos, Quixaba. Santa Luzia, São Mamede, São José do Sabugi, São José de Espinharas, Salgadinho, Várzea, Mãe d’Água, Areia de Baraúnas, Santa Terezinha, Cacimba de Areia, Catingueira, São Domingos e São Bentinho.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.