Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
O economista e professor Johnatan Brito, em sua coluna semanal ‘O Bê-á-Bá da Economia’, na Rádio Caturité FM, destacou nesta semana os principais indicadores da economia brasileira: taxa de desemprego, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e definição da taxa básica de juros, a Selic.
Segundo ele, o Brasil alcançou no segundo trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego da história registrada.
“A gente tem uma informação muito importante: o nível de desemprego no Brasil caiu e isso significa que o nível de emprego e renda tem crescido. Hoje, são 6,3 milhões de pessoas desocupadas, o que corresponde a apenas 5,8% da população economicamente ativa”, explicou.
O professor ressaltou ainda que esse patamar se aproxima do conceito de pleno emprego.
“Na economia, a gente costuma dizer que existe um conceito chamado de pleno emprego, quando todas as pessoas em idade laboral e dispostas a trabalhar estão empregadas. Essa é uma situação tecnicamente hipotética, mas serve como parâmetro. E hoje o Brasil vive um dos melhores momentos da sua série histórica nesse indicador”, acrescentou.
Outro dado positivo, segundo Brito, é o crescimento de 0,5% do PIB no trimestre, acima das projeções que variavam entre 0,2% e 0,3%.
“Meio por cento num trimestre considerado de baixa atividade econômica é muito significativo. Isso mostra um nível de atividade acima do esperado e reforça um cenário relativamente otimista para o fim do ano”, avaliou.
Foto: ParaibaOnline
Por fim, Johnatan comentou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve a taxa Selic estável pela terceira reunião consecutiva. A medida indica cautela na política monetária, mas, segundo o professor, reforça o equilíbrio no atual cenário.
“Temos hoje um quadro com desemprego no menor patamar da história, PIB acima das expectativas e taxa básica de juros mantida. São indicadores que apontam para um desenvolvimento econômico interessante, com potencial de crescimento sustentável para os próximos meses”, concluiu.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.