Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae-PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A região de Itabaiana é conhecida pela carcinocultura, levando o nome da Paraíba para o Brasil como o terceiro maior produtor de camarão do país. Nessa sexta-feira (5) foi aberta a 8ª edição da VIII Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale) e o 7º Festival do Camarão, mostrando o potencial da região para outras atividades, como a pecuária e a produção de queijos.
A programação do evento, que é uma realização do Sebrae/PB e parceiros, segue neste sábado com palestras, oficinas e desfile de moda.
Durante a abertura da Fenevale, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, reforçou a importância da união dos municípios do Vale do Paraíba para o desenvolvimento da região, focando não só na carcinicultura, mas em outras atividades, como a produção de caprinos e ovinos, leite e derivados, e ainda do comércio local.
“Precisamos levar cada vez mais treinamento, capacitação e educação ao homem do campo. O Sebrae é um grande parceiro em todo o setor produtivo da sociedade paraibana e que pode ajudar esses empreendedores, do campo e da cidade, para desenvolver ainda mais a economia. Nós sabemos que o destaque do Vale é o camarão, mas tem potencial para outras culturas”, destacou Mário Borba.
Entre os produtores locais que se destacam na carcinicultura está Alberto Magno, da Camarões do Vale. Há um ano, ele instalou na fazenda a primeira indústria de beneficiamento de camarão da Paraíba, o que é um diferencial em seus produtos.
“A gente faz o camarão já pronto, com filé eviscerado, a partir daqui mandamos para o Brasil inteiro. Isso foi possível com apoio do Sebrae que tem ajudado os produtores a se regularizar”, disse Alberto.
Por sua vez, o prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto, reforçou a importância das parcerias para apoiar as atividades econômicas da cidade.
“É caminhando com parceiros como o Sebrae e a Faepa que nós conseguimos trabalhar juntos pela nossa cidade e pelos empreendedores. A Fenevale é um exemplo disso, onde todo ano temos uma participação maciça dos empreendedores locais e de outros municípios”, falou.
Durante a abertura da Fenevale, o público conferiu de perto, ao vivo, a produção de queijo de manteiga. A ação foi apresentada pela indústria de laticínios Mororó, localizada em Barra de Santana. Rivaldo Neto, um dos responsáveis pela empresa, disse que o momento foi de troca de conhecimento e experiência para despertar os empreendedores da região do Vale do Paraíba para a produção de queijo.
“Nós temos um produto que é só nosso, do Nordeste, que é o queijo de manteiga, comum na nossa região do Cariri. Aqui na região de Itabaiana, a população conhece mais o queijo coalho. Então, é uma oportunidade deles verem também o potencial do queijo de manteiga, conhecer a produção e degustar”, disse o empreendedor.
Programação diversificada
Ainda no primeiro dia, foi realizado o encontro de prefeitos do Vale do Paraíba e também uma palestra com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim. Ela apresentou um projeto de turismo criativo e colaborativo para a região. A programação da Fenevale segue neste sábado com atrações culturais gratuitas na Praça Epitácio Pessoa.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.