Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Desenvolvimento econômico depende da boa aplicação do superávit, explica professor
Em seu quadro semanal “O bê-a-bá da economia”, o professor Johnatan Brito destacou a importância da boa gestão dos recursos públicos para transformar crescimento econômico em desenvolvimento social.
Segundo ele, o desenvolvimento não se resume à distribuição direta de renda, mas sim à forma como o governo aplica o superávit — quando a arrecadação supera as despesas.
“O ideal é que, se houve superávit, o governo aumente o nível de políticas públicas para ampliar a oferta de bens e serviços à sociedade, elevando a qualidade de vida”, explicou.
O professor ressaltou que, diferente das famílias, que guardam o excedente financeiro para emergências, os governos devem direcionar esses recursos para áreas estratégicas como saúde, educação e segurança.
“Esse superávit precisa se transformar em benefício para a sociedade, na melhoria do serviço público. A lógica é essa: onde está sendo empregado esse recurso?”, questionou.
Johnatan também alertou para gastos que não geram impacto direto na vida da população.
“O problema não é aumentar a conta, é onde essa conta cresce. Se for em investimentos que melhorem a educação, por exemplo, o gasto é positivo. Mas quando ocorre em áreas que não trazem benefícios coletivos, perde-se a oportunidade de gerar desenvolvimento.”
Ao final, reforçou a relação entre economia e política, lembrando que escolhas eleitorais refletem diretamente na gestão dos recursos públicos.
“Na hora de decidir politicamente, é importante pensar de forma racional, buscando aquilo que vai trazer benefícios não só individuais, mas coletivos”, concluiu.
Ouça:
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.