A partir desta quarta-feira (27), 15 jornalistas da Paraíba iniciam a Trilha Empreendedora, uma jornada de capacitação e mentoria promovida pelo Sebrae/PB. O projeto piloto será realizado em João Pessoa e tem como objetivo principal conectar o jornalismo às competências empreendedoras do futuro, com foco em inovação, modelos de negócio e novas tecnologias.
O primeiro encontro será o Workshop de Empreendedorismo e Inovação, ministrado pela consultora Ingridht Millena, nos dias 27 de agosto e 3 de setembro. Segundo a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/PB, Raquel Costa, a trilha foi desenhada especialmente para os profissionais de comunicação, com base em uma escuta ativa feita durante um encontro anterior, realizado este ano, também na capital.
“A Trilha Empreendedora para Jornalistas tem uma carga horária de 22 horas. Vamos rodar esse piloto em João Pessoa e, dando certo, pretendemos expandir para o brejo, Campina Grande e o sertão. Ela foi pensada para oferecer aos jornalistas novas oportunidades de negócio, a partir da metodologia de startups, inovação e modelos de negócio viáveis. É sobre vivenciar novas formas de atuação e realizar conexões”, explicou Raquel.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Unidade de Marketing, Comunicação e Gestão da Comunicação (UMCC), a Unidade de Educação Empreendedora (UEE) e a Agência Regional João Pessoa (ARJP), dentro do novo modelo de relacionamento do Sebrae/PB com os setores produtivos e o ecossistema da comunicação.
Programação da Trilha
A programação envolve workshops práticos e mentorias especializadas, sempre com foco em ferramentas de inovação, marketing, viabilidade de negócios e transformação digital. A ideia é que os participantes possam entender seu momento profissional, identificar oportunidades e construir soluções empreendedoras, mesmo dentro das redações tradicionais.
Com essa iniciativa, o Sebrae pretende oferecer novos caminhos para jornalistas em um mercado cada vez mais exigente e multifacetado, promovendo inovação e ressignificação da prática profissional em meio aos avanços tecnológicos e à cultura digital, conforme finalizou Raquel Costa.
“O primeiro workshop é voltado para a inovação. A consultora vai provocar os participantes a refletirem sobre quem são, o que desejam, e em que ponto da vida estão. Nem todos seguirão para as próximas etapas, e está tudo bem. Nosso objetivo é oferecer insights para o ecossistema de comunicação”, concluiu Raquel.
Confira a programação completa:
27 de agosto e 3 de setembro – Workshop de Empreendedorismo e Inovação – Ingridht Millena;
10 de setembro – Workshop: Do zero para a modelagem do meu negócio – Marcelo Jardim;
11 a 16 de setembro – Mentoria de Modelagem de Negócio – Ingridht Millena;
24 de setembro – Workshop: Será que meu negócio é viável? – Bruno Cruz;
25 a 30 de setembro – Mentoria de Viabilidade de Negócios – Bruno Cruz;
1º e 8 de outubro – Posicionamento Digital e Ferramentas de IA (ChatGPT, gerador de imagens, edição de vídeo) – Fábio Bandeira;
15 de outubro – Workshop de Marketing e Vendas – Vinnie Oliveira;
16 a 21 de outubro – Mentoria de Marketing e Vendas – Vinnie Oliveira.