Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: ParaibaOnline
Continua depois da publicidade
Continue lendo
*Vídeo: ParaibaOnline
O diretor do Sindicato e da Associação dos Panificadores, Norival Monteiro, analisou em entrevista à Rádio Caturité FM o atual cenário da produção e do consumo de trigo no Brasil, destacando avanços e desafios do setor.
Segundo ele, o país ainda depende do trigo europeu para a produção de farinhas de qualidade superior, já que regiões mais frias favorecem grãos de melhor padrão. No entanto, a produção nacional vem crescendo de forma significativa.
“O Brasil vem aumentando sua produtividade ano a ano, com destaque para o Rio Grande do Sul e áreas do Cerrado, como Goiás. Inclusive há uma aposta em Petrolina para cultivo em larga escala, graças ao avanço da tecnologia e das pesquisas”, explicou.
Monteiro também comentou o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia, principais produtores mundiais de trigo. Ele ressaltou que, apesar da instabilidade no mercado internacional, até o momento não houve reflexos negativos no preço do trigo no Brasil.
“Negociei recentemente com distribuidores e os valores continuam estáveis, sem alterações”, afirmou.
Outro ponto abordado foi a transformação das padarias. Para o dirigente, cerca de 70% do setor já adota o modelo de lojas de conveniência ou restaurantes, oferecendo cafés, refeições rápidas e ambientes para reuniões.
“A grande maioria dos clientes busca mais que o pão. Querem sentar, conversar, jantar ou até mesmo usar o espaço para trabalhar. Mas ainda existe aquele público fiel à padaria tradicional, que entra, compra o pão e volta para casa”, observou.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.