Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Fiepb
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No último mês de julho, o presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em geral do Estado da Paraíba – Sindtêxtil-PB, Magno Rossi, representou o presidente da Fiepb, Cassiano Pereira, numa missão técnica à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.
Na ocasião, Magno Rossi e a gerente do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção do Senai da Paraíba, Mayne Ramos, visitaram os laboratórios de inteligência de negócios, de fibras sintéticas, de fibras e tecidos, e mapeamentos genéticos do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras.
A unidade da Firjan atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria, com foco na criação de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, utilizando recursos renováveis e não renováveis. O objetivo da missão foi buscar parcerias institucionais voltadas à inovação na cadeia do algodão e ao desenvolvimento de novos produtos para o setor têxtil da Paraíba.
O encontro permitiu que a comitiva integrada pelo presidente do Sindtêxtil-PB, Fiepb, Senai e Embrapa Algodão discutisse ações colaborativas para a reestruturação do algodão mocó na região Nordeste.
Essa espécie de algodão possui fibras semelhantes aos algodões egípcio e pima, destacando-se pela resistência e comprimento das fibras. A iniciativa visa fortalecer o cultivo em novas bases socioeconômicas, com produção sustentável e comércio justo, pesquisando desde seu mapeamento genético do algodão, da planta e dos microorganismos, até o melhoramento da fibra, para resgatar a cultura desta espécie de algodão no Nordeste.
“A nossa proposta é construir um escopo colaborativo para o projeto do algodão mocó, por meio da parceria entre o Sindtêxtil-PB, a Fiepb, o Senai e a Embrapa. E para isso levaremos a pauta ao presidente da Fiepb, Cassiano Pereira, para que possamos proporcionar ainda mais inovação ao setor têxtil da Paraíba e da região Nordeste como um todo”, disse Magno Rossi.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.