Fechar
O que você procura?
Economia
Foto: Ascom/Sebrae-PB
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Dezenas de avicultores alternativos da cidade de Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, estão se beneficiando com o crescimento da atividade. Do atendimento que o Sebrae/PB realiza atualmente junto aos produtores da cooperativa Semiagro, surgiu a união de forças que os levou a comprar um triturador, um misturador e produzir a própria ração, conseguindo cerca de 15% na redução do preço do alimento.
Com ao parceria da prefeitura municipal, eles conseguiram um espaço para o início da fabricação de ração, onde será a sede da cooperativa, como também a unidade de beneficiamento de ovos, no entreposto de ovos da região.
O analista técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, José Cavalcante, disse que, à medida que os avicultores produzem a própria ração, já recebem toda orientação que a consultoria do Sebrae fornece. “Esse trabalho de fabricação de ração aviária em Cabaceiras é para manter a nutrição dos animais com os elementos necessários para que as aves tenham uma boa postura. Produzindo a própria ração, eles conseguem juntar entre eles uma quantidade na compra de milho e soja e barganhar no preço do alimento”, comentou José Cavalcante.
Segundo o analista técnico do Sebrae/PB, a redução de preço da ração é significativa porque são animais de todos os produtores da cidade e alguns da região do cariri. Outra vantagem é a produção diária do alimento de alta qualidade para a produção de ovos. Além de que, esse percentual faz uma boa diferença na hora da venda e na formação do preço.
“Com a fabricação da própria ração, eles garantem, primeiro um estoque, depois conseguem a comercialização entre eles com um preço abaixo do mercado. Além disso, os avicultores também conseguem vender a outros produtores, que não são cooperados, com um preço diferente, o que também gera um lucro e garante uma ração de qualidade para todos os que criam aves”, detalhou José Cavalcante.
O produtor rural Lázaro Farias confirmou os benefícios. Ele é presidente da Semiagro, que está atuando há aproximadamente três anos, principalmente no segmento de avicultura caipira. Ele conseguiu atendimento de um técnico pelo SebraeTec, onde desenvolveu uma série de atividades voltadas ao melhoramento da cadeia na região. “Há pouco tempo a gente conseguiu abrir a nossa pequena unidade de formulação de produção de ração. Com o auxílio do SebraeTec, a gente conseguiu também trazer um melhoramento nessa qualidade da produção da ração, produzindo para o segmento caipira onde com consequência disso a gente conseguiu baixar o preço do custo dessa ração a ser fornecida para as aves e consequentemente melhorar a qualidade do ovo caipira”, falou Lázaro.
O trabalho cooperativo que está em desenvolvimento exige que a união entre os avicultores seja contínua porque a mão de obra da cooperativa é dos associados. “O Sebrae tenta promover o espírito cooperativista, de fazer a compra coletiva, da organização para saber quem vai produzir a ração, priorizar a compra e comercializar essa ração também por fora. Tudo tem que estar alinhado e produtivo para a caminhada até chegarem no entreposto”, concluiu José Cavalcante.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.