Economia

Empreendedora cria marketplace para venda de produtos regionais

Da Redação com Ascom
Publicado em 21 de junho de 2025 às 17:00

Empreendedora Renata Almeida

Foto: Ascom

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A engenheira civil Renata Almeida trabalhava em uma multinacional e tinha uma carreira consolidada. Após 15 anos de atuação na área, ela decidiu dar uma pausa na trajetória profissional para se dedicar à maternidade.

Empreender não estava nos planos e a ideia só veio em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, com o intuito de auxiliar produtores e artesãos paraibanos para venderem seus produtos online.

Paraibana, Renata sempre valorizou a cultura do seu estado e do Nordeste e viu nessas particularidades também uma forma de empreender, ajudando outros pequenos negócios, através do marketplace. Foi aí que surgiu a Kassuá, uma plataforma que conecta pequenos produtores e artesãos com o mercado online, disponibilizando acesso a produtos autênticos e de qualidade.

“A ideia inicial era um marketplace gratuito para que as pessoas pudessem criar suas lojinhas online e comercializar seus produtos. Meu esposo, Wilker, tem um know-how incrível em projetos de tecnologia da informação (TI), de desenvolvimento de site, plataforma e desenvolveu o site com uma robusta estrutura que nos permitiu crescer. Também meu cunhado, Willihelm Araújo, que ficou responsável por toda a parte de design”, contou Renata.

Ela acrescentou que o projeto esbarrou em uma dificuldade, que era a falta de conhecimento e técnica dos pequenos produtores em organizar o material de divulgação para alimentar a plataforma.

“Então surgiu a Kassuá da maneira como é hoje, comprando dos pequenos produtores e revendendo. Para agregar valor, dar mais visibilidade a esses produtos locais, comecei a juntá-los, harmonizar e fazer kits para presente. A coisa foi acontecendo muito rápido e funcionou”, explicou.

Para garantir que os produtos vendidos atendam à proposta da loja, que é valorizar a cultura nordestina e os seus diferenciais, Renata revela que os fornecedores precisam atender a alguns critérios, fazendo com que se tornem únicos. “O primeiro é que o produto seja genuinamente nordestino, já o segundo é a sustentabilidade, considerando aspectos social, ambiental e econômico. Além disso, valorizamos a história por trás de cada produto”, acrescentou.

Renata Almeida recebe o acompanhamento do programa Agente Local de Inovação, do Sebrae/PB. De acordo com a gestora do programa, Cláudia Pereira, o modelo de marketplace da empreendedora é um exemplo de inovação e sustentabilidade. “O grande diferencial da loja está na criação de um mercado criativo voltado para produtos locais, que valoriza a cultura nordestina e fortalece os produtores da região, promovendo um consumo mais consciente, responsável e conectado às raízes culturais”, destacou Cláudia.

A analista ainda lembrou que através do programa ALI, os empreendedores têm acesso ao conhecimento técnico personalizado, fomentando a inovação na prática e contribuindo para o seu crescimento e sustentabilidade.

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