Fechar
O que você procura?
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
No quadro Minha Aposentadoria, do programa Conexão Caturité, o gerente regional do INSS, Marcus Vinícius, tirou dúvidas dos ouvintes sobre aposentadorias, pensões e outros benefícios previdenciários.
Entre os casos, ele explicou a situação de um aposentado que ainda não recebeu valores retroativos. Segundo Marcus, é importante saber se o benefício foi concedido administrativamente ou por via judicial, orientando contato com o número 135 ou com um advogado, dependendo do caso.
Um agricultor também participou, buscando retificar um documento. Marcus alertou que o INSS não realiza todos os tipos de retificação, como em certidões civis, mas o segurado pode comparecer à agência se não conseguir atendimento pela central.
Outro ouvinte quis saber se já pode se aposentar com 57 anos de idade e 33 de contribuição. Marcos destacou a importância de simular o benefício pelo aplicativo Meu INSS, considerando as regras de transição da última reforma da Previdência.
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Já uma viúva relatou que os filhos não foram incluídos na pensão por morte do marido. A orientação foi fazer um novo pedido em nome dos filhos, como dependentes, garantindo a regularização do benefício.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.