Fechar
O que você procura?
Continua depois da publicidade
Continue lendo
A segurança na rede elétrica é um tema de extrema importância que merece a atenção de todos nós. Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a região Nordeste permanece à frente no número absoluto de acidentes com choques elétricos. Segundo a associação, em 2023, na Paraíba foram registrados 35 acidentes por choques elétricos, resultando em 25 mortes.
Uma das causas para isso é a construção civil, sendo um dos setores econômicos com mais acidentes de trabalho registrados, segundo o Ministério da Saúde, com destaque para o acidente de origem elétrica.
Recentemente, num levantamento realizado pela Energisa Paraíba, em 2024 foram já foram registrados 4 acidentes elétricos relacionados ao setor, no Estado, sendo um deles fatal. Em todo ano de 2023 foram registrados 6.
O coordenador de saúde e segurança da Energisa Paraíba, Lenildson Santos, explica que é importante que na hora de construir, sejam contratados profissionais capacitados e que as equipes recebam treinamentos.
“O não uso de equipamentos de segurança e a falta de experiência são as principais causas de ferimentos e até mortes em decorrência de choques elétricos”, explica ele.
Com foco na responsabilidade de garantir a segurança e evitar situações de risco, o coordenador listou alguns cuidados com instalações elétricas que o trabalhador precisa ficar atento na hora de conduzir o projeto de reforma.
Confira, abaixo, algumas orientações de segurança que devem ser tomadas:
• Em construções ou reformas, mantenha uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames;
• Atenção também com a distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados;
• Na instalação ou conserto de antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva;
• Planejar como os andaimes serão colocados, com sinalização correta quando estiver próxima à rede de energia;
• Ter cuidado ao manobrar caminhões para que não encostem ou danifiquem a rede elétrica;
• Nunca tente retirar nenhum material que tenha caído sobre ou esteja em contato com a rede elétrica, pois o objeto pode conduzir eletricidade provocando acidentes;
• Nunca deixe a fiação ao alcance de crianças;
• Não utilize “benjamins” (também conhecidos como T) para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e até incêndios.
Lenildson orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga.
“A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, não faça contato com a pessoa pois ela pode ainda está em contato com a parte energizada e você poderá sofrer um choque elétrico também, peça ajuda para isolar/sinalizar a área e acione imediatamente a distribuidora pelo telefone 0800 083 0196, para que seja feito o desligamento da energia”, alerta.
Sempre que houver dúvidas ou necessidade de uma prestação de serviço da Energisa, o cliente deve entrar em contato pelos canais de comunicação:
Call center: 0800 083 0196
Whatsapp Gisa: 83 9 9135-5540
Aplicativo Energisa ON
www.energisa.com.br
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.