Economia

Empréstimo consignado: banco sofre multa de R$ 200 mil em Campina Grande

Da Redação com Codecom/CG
Publicado em 20 de março de 2024 às 12:49

dinheiro

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O Banco BMG foi multado no valor de R$ 200 mil pelo Procon de Campina Grande nessa terça-feira, 19, pela contratação de empréstimo consignado indevida, através de assinatura digital (biometria facial) de um consumidor idoso aposentado. A instituição financeira tem 30 dias para realizar o pagamento da infração.

Segundo o coordenador do Procon-CG, Waldeny Santana, o consumidor informou que o banco efetivou a contratação de um empréstimo consignado em seu nome, sem a sua autorização expressa, tampouco o seu consentimento e que, apesar das várias tentativas, não conseguiu o cancelamento do serviço perante a instituição bancária.

Diante disso, o Procon de Campina Grande abriu o processo administrativo Nº 23.11.0089.001.00030-3, autuando o Banco BMG no que diz respeito a infração dos Artigos 1º e 2º da Lei Estadual Nº 12.027/21; Artigos 6º, IV e VI, e 39, III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que tratam principalmente da proteção e defesa do consumidor em situação de vulnerabilidade social, no caso o idoso.

Para a instituição financeira ainda cabe recurso.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.