O que você procura?

Fechar

Brasil

PF indicia Vorcaro e outras 14 pessoas por suspeita de fraudes financeiras no BRB

Da Redação com Agência Brasil
Publicado em 28 de outubro de 2026 às 22:17

vorcaro

Foto: Secretaria da Administração Penitenciária de SP

Continua depois da publicidade

Continue lendo

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quarta-feira (28), o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e mais 14 investigados por fraudes financeiras no Banco de Brasília (BRB).

Também fazem parte da lista o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master.ebcebc

O relatório aponta que Vorcaro teve “participação pessoal, reiterada e diretiva” nas operações com carteiras de créditos irregulares do Banco Master que geraram prejuízos ao BRB.

Segundo a PF, Vorcaro estava no centro das decisões, enquanto controlador do Banco Master, e era o principal beneficiário das operações destinadas a obter liquidez para a instituição.

O ex-banqueiro foi preso em março, durante a Operação Compliance Zero, e segue detido no presídio da Papudinha, no Distrito Federal.

Os 15 investigados são acusados dos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

O prejuízo, de acordo com a PF, já é de cerca de R$ 2,7 bilhões.

Entre os esquemas que levaram ao rombo bilionário, estão as carteiras de créditos inexistentes em nome da Tirreno, uma empresa de fachada operada pelo Master que fez transações com o BRB.

O relatório de indiciamentos foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) na conclusão da primeira parte da Operação Compliance Zero.

Os investigadores solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais 60 dias para continuar as investigações. 

Com a prorrogação do prazo, exames periciais pendentes devem ser concluídos, e um relatório complementar de investigação será apresentado.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba