O que você procura?

Fechar

Brasil

Projeto transforma vidro em renda para catadores de recicláveis

Da Redação com Ascom
Publicado em 11 de agosto de 2026 às 18:55

hub abrasel

Foto: Ascom

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Garantir mais renda, qualidade de vida e inclusão para catadores por meio da reciclagem de vidro. Esse é o principal objetivo do Hub de Vidro, projeto-piloto lançado nesta terça-feira (11), em Belo Horizonte, pelo presidente do Sebrae, Rodrigo Soares, e pelo presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e integrante da coordenação da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), Luiz Henrique da Silva.

A iniciativa é resultado de contrato entre o Sebrae com a ANCAT por meio do projeto Pró-Catadores.

Além de fortalecer a economia circular, nessa primeira etapa, a iniciativa irá beneficiar 33 cooperativas de 31 municípios que fazem parte da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é levar o projeto para outras unidades da Federação.

“O papel do Sebrae é transformar conceitos como logística reversa e responsabilidade compartilhada em realidade para os pequenos negócios. O Hub do Vidro representa esse esforço ao criar conexões que fortalecem a cadeia da reciclagem, promovem a sustentabilidade e geram novas oportunidades para milhares de trabalhadores em todo o país”, ressalta Rodrigo Soares.

O primeiro Hub do Vidro está localizado na sede da Central de Cooperativas de Reciclagem (Cataunidos). O espaço passará a funcionar como um centro para recebimento de embalagens que passarão por triagem e valoração, para atender indústrias que utilizam o material.

“O lançamento do Hub de Vidro é uma resposta concreta aos desafios enfrentados pelos catadores e pelas cooperativas. A proposta é organizar melhor essa cadeia, tornar mais eficiente o recebimento, a triagem e a comercialização do vidro e fortalecer a relação dessas organizações com o mercado e a indústria”, afirma Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae/MG.

O Hub do Vidro contará também com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que vai mobilizar os empreendimentos locais para fornecer o material que será reciclado no espaço. “Os bares e restaurantes querem fazer parte dessa transformação. Ao estruturar a destinação correta das embalagens de vidro e aproximar o setor dos catadores e cooperativas, conseguimos gerar ganhos ambientais, sociais e econômicos para toda a cadeia”, afirma o diretor da Abrasel, Paulo Nonaka.

Luiz Henrique da Silva, da ANCAT, diz que o Hub vai estimular a coleta de vidro e gerar novas oportunidades de ganho. “A gente não tinha nenhum estímulo para coletar, porque é uma cadeia de pouco valor e não tinha equipamento. Agora, além dos equipamentos comprados pelo projeto, temos outros que foram consertados. Vamos organizar toda a gestão e o fluxo financeiro, com a parceria do Sebrae, para garantir que a gente tenha uma rentabilidade maior nesse processo”, comentou.

Cleide Maria Santos Vieira, mobilizadora social da Rede Cataunidos, cooperativa de reciclagem e rede de economia solidária em Minas Gerais, celebrou a iniciativa.

Segundo ela, há um grande volume de vidro descartado, mas muito desse material segue para o aterro, apesar da coleta seletiva.

“A maioria das cooperativas recebe, separa, põe na caçamba e vende. Agora, com esse processo dele ser triturado aqui, poderemos aumentar a renda, pois já sairá daqui preparado para o mercado. Isso irá agregar mais valor e diminuir a quantidade de resíduos nos aterros”, comentou.

Pró-Catadores

O Hub do Vidro integra o projeto Pró-Catadores, do Sebrae, que já está presente em 23 estados brasileiros. O projeto fortalece a atuação dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, ampliando o acesso a políticas públicas e ao aperfeiçoamento profissional. O Sebrae participa ainda como entidade convidada do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores (CIISC).

Em 2025, a ação alcançou 421 organizações de catadores, beneficiou 5.931 trabalhadores e chegou a 244 municípios brasileiros. No mesmo período, as organizações participantes registraram crescimento médio de 21,7% no faturamento e evolução de 30,1% nos indicadores de maturidade de gestão.

O volume de investimentos mobilizados pelo projeto já soma R$ 29 milhões.

“O projeto Pró-Catadores tem um olhar que concilia negócio, renda, sustentabilidade e educação ambiental”, destacou Rodrigo Soares.

Parceria

O Sebrae e a ANCAT têm um contrato em vigência para a prestação de consultoria técnica no desenvolvimento de metodologias e tecnologias sociais para fortalecer a capacidade empreendedora de catadores na cadeia da reciclagem.

O objetivo é fomentar a sustentabilidade econômica dos empreendimentos, incrementar a renda e incluir as pessoas com baixa qualificação técnica que atuam na economia circular.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba Victor Rodrigues Negócios Digitais | Consultoria para empresas que querem vender no digital BeeCube Tecnologia e Publicidade | Presença Digital, Google, SEO e Site Arimatéa Souza | Coluna Aparte, comentários e bastidores da política da Paraíba ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Joseane Muniz Brandão | Empresária e Presidente do Sincopeças Paraíba Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Oficina especializada em Caminhões Volvo na Paraíba