Brasil

PSD descarta apoio a Lula ou a Bolsonaro e aposta na 3ª via

Da Redação*
Publicado em 21 de fevereiro de 2026 às 9:00

gilberto kassab

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

O cenário político brasileiro ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (20). Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, utilizou suas redes sociais para reafirmar que o partido não abrirá mão de uma candidatura própria ao Planalto.

A declaração coloca o PSD em posição de destaque na disputa, sinalizando que a legenda busca protagonismo absoluto nas eleições deste ano.

A declaração ocorre em meio a especulações sobre um eventual apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A legenda comanda três ministérios no governo federal: Pesca, Minas e Energia e Agricultura.

“Neste momento, em consonância com o PSD, tenho plena convicção no encaminhamento de três excelentes pré-candidatos ao cargo de presidente da República nas eleições deste ano”, afirmou Kassab.

“O Brasil estará muito bem servido se puder contar com (os governadores) Ronaldo Caiado (Goiás), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) ou Ratinho Júnior (Paraná) como seu presidente da República, a partir de 2027.”

No dia 11 deste mês, o presidente do PSD chegou a dizer que a chance da sigla disputar a eleição como vice na chapa do atual presidente é nula.

“Tenho respeito pelo presidente. Se ele tinha essa intenção, eu agradeço. Mas não existe essa chance, a chance é zero”, afirmou.

Além disso, no dia 9, Kassab relatou, em entrevista à Globonews, que já comunicou a Lula que o partido não apoiará sua candidatura à reeleição.

Tal comunicado teria sido feito em almoço, do qual participaram a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o senador Jaques Wagner (PT-BA).

A estratégia nacional do PSD, no entanto, convive com divisões internas. Parte dos diretórios estaduais, especialmente no Nordeste, já sinalizou apoio à reeleição de petista, mesmo diante da intenção do partido de lançar candidatura própria.

“Nunca fechamos questão em relação a nenhum tema, mas nós não vamos caminhar com ele (Lula). Eu entendo que nossa proposta é diferente”, disse Kassab na entrevista.

“Tem o nosso respeito essa vontade dele, mas ele sabe, porque eu mesmo já disse a ele, que nós não caminharíamos juntos. Nós vamos ter o nosso caminho”, acrescentou Kassab.

Na publicação desta sexta-feira, o dirigente partidário também reforçou algumas pautas que devem ser defendidas pelo futuro candidato do PSD no pleito.

Entre as proposições está o fim da reeleição – em debate no Senado com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 12/2022, conhecida como a PEC do fim da reeleição para cargos do Executivo no Brasil e criação de mandato de cinco anos -, reforma administrativa e idade mínima para os novos membros dos Tribunais superiores.

Em tom pessoal, Kassab afirmou que cometeu “inúmeros acertos e, também, equívocos”. Ele listou feitos, os quais considera acertos, mas não detalhou os supostos equívocos.

*Com informações de Geovani Bucci e João Pedro Bitencourt/Conteúdo Estado

 

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba