Fechar
O que você procura?
Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Durante o quadro Minha Aposentadoria, Marcus Vinícius, superintendente regional do INSS, esclareceu dúvidas frequentes dos ouvintes sobre aposentadorias, auxílios e outros benefícios previdenciários.
Entre os temas abordados, ele explicou que segurados que aguardam a concessão da aposentadoria podem solicitar o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, caso precisem se afastar do trabalho por motivo de saúde, sem prejuízo no tempo de contribuição.
Marcus também detalhou que exames médicos apresentados ao INSS, para fins de perícia, têm validade de até 90 dias quando se referem a situações de saúde atuais, conforme normas internas do instituto. Além disso, orientou que trabalhadores não precisam encerrar o vínculo empregatício para solicitar aposentadoria, podendo continuar trabalhando mesmo após a concessão do benefício, salvo exceções previstas em lei.
Outro ponto destacado no quadro Minha Aposentadoria foi o chamado período de graça, que garante a manutenção da qualidade de segurado por até 12 meses após a última contribuição, podendo chegar a 36 meses em alguns casos, mesmo sem novos recolhimentos.
Por fim, Marcus esclareceu que aposentados que continuam trabalhando e sofrem acidentes podem, em situações específicas, optar pelo benefício mais vantajoso, mas nunca acumular dois benefícios simultaneamente.
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Ouça AQUI
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.