Brasil

Publicidade das sandálias Havaianas provoca polêmica política

Da Redação*
Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 17:18

Foto: Reprodução/Instagram@goldenglobes/Arquivo

Continua depois da publicidade

Continue lendo

Uma campanha publicitária dos chinelos Havaianas estrelada pela atriz Fernanda Torres  (foto) passou a ser alvo de críticas de apoiadores da direita nas redes sociais.

A reação se concentrou em um trecho do comercial em que a atriz afirma não desejar que o público comece 2026 “com o pé direito”, mas “com os dois pés”.

A frase foi interpretada por políticos e influenciadores alinhados à direita como uma mensagem de cunho político. Entre os que se manifestaram estão o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que associaram o conteúdo da propaganda a uma suposta posição ideológica da marca.

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Havaianas não respondeu até a publicação desta reportagem.
Em vídeo publicado em seu Instagram, Eduardo Bolsonaro afirmou que achava que a Havaianas era um símbolo nacional.

“Só que eu me enganei, eles escolheram para ser a garota-propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda”, disse.

Ele também criticou a frase da propaganda sobre não começar o ano com o pé direito, afirmando que “isso não foi por acaso”. Em seguida, ele joga os dois pés do chinelo no lixo.

No vídeo publicado nas redes, o ex-deputado ainda escreveu que “quem lacra não lucra”. A publicação já conta com mais de 5 milhões de visualizações e 600 mil curtidas.

O ex-deputado também relembrou o caso de 2023 da Bud Light, versão mais leve da Budweiser.

Na ocasião, a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney publicou um vídeo de publicidade com a marca, mostrando cervejas que recebeu com um desenho de seu próprio rosto estampado nas latas.

Em seguida, grupos conservadores iniciaram uma campanha de boicote acusando a cerveja de patrocinar pautas transgênero, de “zombar” de mulheres e de expor crianças à sexualidade. A polêmica derrubou as vendas da companhia e resultou na troca de dois executivos.

No X (ex-Twitter), Nikolas Ferreira comentou o caso. “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, disse.

O senador por Minas Gerais Cleitinho Azevedo (Republicanos) também publicou vídeos em suas redes sociais comentando a propaganda. Ele afirmou que o pedido para não começar o ano “com o pé direito” funcionaria como uma metáfora.

“A gente sabe o recado que a Havaianas quis deixar aqui, até porque o ano que vem é um ano eleitoral e o país tá extremamente polarizado. E quem ela contrata para poder fazer essa propaganda? Uma atriz que é declaradamente contra a direita, que faz várias entrevistas dizendo que é contra a direita, que subiu no trio elétrico agora para dizer que é contra anistia”, afirmou.

A publicação é a mais visualizada entre os vídeos recentes do senador, com 2,8 milhões de visualizações e mais de 200 mil curtidas.

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, também publicou conteúdo sobre o caso. Em postagem nas redes sociais, afirmou que, neste verão, passaria a usar apenas chinelos da marca Ipanema, principal concorrente da Havaianas.

Apoiadores da direita também passaram a comentar publicações da Ipanema no Instagram. A postagem mais recente da marca soma mais de 614 mil curtidas, número superior ao registrado em publicações anteriores, que costumavam variar entre 10 mil e 30 mil curtidas.

Nos comentários, usuários dizem que começarão 2026 “com o pé direito” usando Ipanema e pedem para que a marca aproveite a “oportunidade” para vender.

No campo da esquerda, as críticas feitas por grupos da direita também geraram reação. A deputada federal Erika Hilton (PSOL) questionou nas redes sociais a tentativa de boicote à marca.

“Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas? Será que não serve direito nos cascos deles?”, escreveu.

O vereador Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff, também comentou o episódio. Em publicação no X, disse que apoiadores da direita passariam a usar tornozeleiras eletrônicas para deixar de usar chinelos da marca.

Além das manifestações de políticos, usuários passaram a compartilhar nas redes sociais imagens geradas por inteligência artificial e montagens de chinelos em formato de ferradura.

Com a proximidade do Natal, também surgiram comentários segundo os quais a repercussão negativa poderia, na prática, ampliar a visibilidade da marca, além de brincadeiras sobre presentear familiares alinhados à direita com produtos da Havaianas.

*JÚLIA GALVÃO/folhapress

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com