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Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo
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A Stellantis anunciou um recall no Brasil para modelos da Peugeot, Fiat e Citroën. Nos veículos da Citroën (Basalt e C3 Aircross, ano/modelo 2025) e da Peugeot (2008, ano/modelo 2025), o problema está relacionado à possibilidade de obstrução no coletor de admissão.
Segundo a montadora, a falha pode provocar a evaporação de gases e, em casos extremos, levar à desconformidade com os padrões de emissões de poluentes. Nesses modelos, será realizada a substituição do corpo do coletor de admissão.
No caso da Fiat, no modelo Titano (anos/modelo 2024 e 2025), a falha está ligada à possibilidade de atrito do chicote central dianteiro com o suporte do painel de instrumentos. De acordo com a Stellantis, isso pode gerar princípio de incêndio e acionamento involuntário do airbag lateral e do airbag de cortina do lado do passageiro, aumentando o risco de acidentes, com danos materiais, ferimentos graves ou até fatais aos ocupantes.
Nessa situação, será feita a instalação de proteção no chicote central dianteiro e, se necessário, a sua reparação.
Desde segunda-feira (25), os proprietários já podem agendar o atendimento em uma das concessionárias da rede da marca de seu veículo.
Todos os serviços serão realizados mediante agendamento prévio. Por esse motivo, o consumidor deve contatar a concessionária de sua preferência para ser informado sobre a previsão do seu atendimento.
Para os modelos da Citroën e da Peugeot, o tempo estimado de reparo é de quatro horas, enquanto para o modelo da Fiat o conserto deve ser feito em aproximadamente uma hora.
“Com esta iniciativa, a Stellantis visa assegurar a satisfação dos seus clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca”, diz a montadora.
CHASSIS ENVOLVIDOS
PEUGEOT
Os chassis envolvidos (não sequenciais) são os de final SG559007 a SG576773.
Para obter mais informações, a Stellantis indica o acesso ao site da Peugeot ou o contato ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), pelo telefone 0800 703 24 24, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
CITROËN
Os últimos oito números de chassis envolvidos (não sequenciais) são SB547003 a SB547150 para o Basalt e SB546266 a SB546303 para o Aircross.
Outras informações podem ser obtidas pelo site da Citroën ou pelo SAC por meio do telefone 0800 011 8088, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h.
FIAT
Os chassis envolvidos (não sequenciais) são os de final RA805001 a SA818961.
Para obter mais informações, os consumidores devem acessar o site da Fiat ou contatar a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo WhatsApp (31) 2123 6000 ou pelo telefone 0800 707 1000.
OUTROS CASOS
MAIO DE 2025
Em maio, a Fiat e a Peugeot, anunciaram um recall de modelos de carros que apresentavam um defeito de infiltração de água, que poderia gerar o desligamento do motor com o veículo em movimento.
Segundo a Stellantis, ao todo, 21,5 mil veículos foram afetados pelo problema e precisavam substituir a central de gerenciamento do motor (ECM), peça com defeito. Desse total, pouco mais de 21 mil eram da Fiat e 449 da Peugeot.
MAIO DE 2025
Também em maio, a Citroën anunciou um recall para 16,3 mil veículos equipados com motor T3 (1.0 turbo flex), abrangendo os modelos C3, Basalt e C3 Aircross. Os veículos apresentavam um desalinhamento entre a turbina e o conversor catalítico, que filtra os gases gerados pela combustão no motor. Isso poderia causar o vazamento de gases tóxicos para o interior do carro.
O defeito comprometa a qualidade do ar na cabine e representava sérios riscos à saúde dos ocupantes, podendo, em situações extremas, resultar em danos materiais, físicos ou até mesmo fatais.
Outros 1.336 veículos dos modelos Basalt e C3 também apresentavam defeito de infiltração de água, que pode gerar o desligamento do motor com o veículo em movimento.
JULHO DE 2025
Em julho, a Stellantis havia anunciado o recall de modelos da Peugeot no Brasil por problemas na fixação da bomba de alta pressão. No período, a montadora disse que a falha poderia acarretar em vazamento de óleo ou combustível que, em contato com o motor, poderia causar incêndio.
Os carros afetados foram as versões 208 e 2008 da Peugeot pertencentes às linhas 2024 e 2025. Os últimos oito números de chassis envolvidos (não sequenciais) eram os seguintes:
– Peugeot 208: SG513775 a SG571599
– Peugeot 2008: SG502437 a SG569379
SETEMBRO DE 2024
Em setembro do ano passado, a empresa também anunciou o recall de 1,46 milhão de veículos em todo o mundo devido ao mau funcionamento do software no sistema de freio antibloqueio que poderia aumentar o risco de acidente.
O recall incluiu quase 1,23 milhão de picapes Ram 1500 dos anos-modelo 2019 e 2021-2024 nos Estados Unidos, bem como cerca de 159 mil veículos no Canadá, 13 mil no México e 61 mil fora da América do Norte.
*JÚLIA GALVÃO/Folhapress
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