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Foto: Instagram/Caoa
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Marcas como BYD, GWM e GAC devem agradecer ao grupo Caoa. Após a associação com a Chery, a empresa lançou uma linha de produtos que mudou a imagem dos carros chineses no Brasil. O Tiggo 8 é um dos protagonistas dessa ascensão asiática.
O modelo chegou às concessionárias em agosto de 2020 por R$ 156,9 mil. Era —e ainda é— um dos raros SUVs de sete lugares disponíveis no mercado nacional.
Em meio à pandemia de Covid-19, a linha de montagem instalada em Anápolis (GO) sofreu com a falta de componentes. Na época, a fila de espera ultrapassou dois meses.
Os desafios mudaram. O modelo de origem chinesa viu os conterrâneos chegarem ao mercado a partir de 2022 com versões híbridas e preços competitivos. A Caoa Chery precisou ser mais agressiva para se manter competitiva, o que iniciou uma série de promoções.
A mais recente é a redução de R$ 10 mil nos preços do Tiggo 8 Pro. O modelo agora parte de R$ 189.990 na opção equipada com motor 1.6 turbo a gasolina (187 cv). A opção mais cara é a Pro PHEV (R$ 269.990), com tecnologia híbrida plug-in. Essa versão passou pelo teste Folha-Mauá.
São dois motores elétricos que trabalham em conjunto com o 1.5 turbo a gasolina. A potência combinada chega a 317 cv, segundo a Caoa Chery.
A autonomia urbana no modo 100% elétrico chegou a 97 quilômetros, de acordo com os dados de consumo medidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. A recarga em uma tomada de 220V leva cerca de seis horas. Apenas com gasolina, a média de gasto na cidade ficou em 10,6 km/l.
Os resultados de consumo são inferiores aos obtidos por concorrentes como o BYD Song Plus (a partir de R$ 249.990), que percorreu 19,2 km com um litro de combustível no uso urbano. Isso ocorre pela forma como o modelo gerencia a energia, mantendo o foco na autonomia. Já o Tiggo 8 privilegia o desempenho.
O SUV da Caoa Chery levou 8,4 segundos para ir do zero aos 100 km/h, bom número para um carro que pesa 1.822 quilos. O motorista percebe o vigor ao acelerar, embora o câmbio do tipo CVT (continuamente variável) não tenha a pegada esportiva do sistema de dupla embreagem da versão mais simples.
A cabine tem painéis táteis e muitos comandos concentrados na central multimídia, inclusive os ajustes do ar-condicionado. É uma característica que dificulta ações simples no cotidiano —ainda mais em um carro de perfil familiar, em que muitas vezes motoristas precisam prestar atenção na estrada e nos filhos que viajam na segunda ou terceira fila de assentos.
O espaço nos dois bancos embutidos no porta-malas é restrito, mas resolve o problema de acomodação para sete ocupantes em trajetos curtos. Ao menos os lugares extras contam com o mesmo acabamento dos dianteiros, com forração que imita couro e efeito matelassê.
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CAOA CHERY TIGGO 8 PRO PLUG-IN HYBRID
Preço: R$ 269.990 (agosto/2025)
Motorização: motor a gasolina, 1.499 cm³ (147 cv a 5.500 rpm), que trabalha em conjunto com dois motores elétricos (95 cv e 75 cv)
Potência combinada: 317 cv
Torque combinado: 56,6 kgfm
Transmissão: câmbio automático do tipo CVT, tração dianteira
Bateria: íon-lítio, 19,3 kWh
Pneus: 235/50 R19
Peso: 1.822 kg
Porta-malas: 889 litros
Capacidade do tanque: 60 litros
Comprimento: 4,72 m
Largura: 1,86 m
Altura: 1,71 m
Entre-eixos: 2,71 m
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 8,4
Retomada (80 km/h a 120 km/h, em segundos): 4,6
Consumo urbano (km/l): 10,6
Consumo rodoviário (km/l): 12,8
Consumo elétrico urbano (kWh/100 km): 19,8
Consumo elétrico rodoviário (kWh/100 km): 22,3
Autonomia urbana (gasolina): 636 km
Autonomia rodoviária a 90 km/h (gasolina): 768 km
Autonomia urbana (eletricidade): 97 km
Autonomia rodoviária a 90 km/h (eletricidade): 87 km
Dados sobre preço, potência, dimensões e capacidades são de responsabilidade da montadora; números de consumo e desempenho foram aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia
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O motorista e quem vai ao seu lado dispõem de regulagens elétricas dos assentos, que trazem ainda sistema de aquecimento e de refrigeração. O teto solar panorâmico também é item de série, bem como o pacote de segurança com frenagem autônoma de emergência, que é capaz de detectar pedestres e ciclistas.
Em meio aos novos concorrentes, o Tiggo 8 se mantém em destaque por oferecer preço competitivo para um modelo de sete lugares. É algo que falta aos novos chineses e ainda custa caro em rivais como o Jeep Commander (a partir de R$ 257.990 na versão para sete ocupantes) e o Volkswagen Tiguan (R$ 305.990).
*EDUARDO SODRÉ/folharess
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