Fechar
O que você procura?
Brasil
Foto: Divulgação/INSS
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas começaram a receber nesta semana o ressarcimento por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi confirmada por Marcus Vinícius, gerente do INSS em Campina Grande, em entrevista à Rádio Caturité FM nesta sexta-feira (25).
De acordo com ele, o processo já teve início na quinta-feira (24) e segue de forma contínua. “Só essa semana mais de 500 mil pessoas estão recebendo o ressarcimento. A partir da próxima segunda, todos os dias úteis, lotes de 100 mil beneficiários vão ser pagos”, afirmou Marcus.
Segundo dados do próprio INSS, mais de 4,1 milhões de pessoas contestaram os descontos indevidos e mais de 1,05 milhão formalizaram acordo com os valores definidos. “Até o final do dia de hoje, mais de 500 mil pessoas terão sido ressarcidas. A meta é atingir um milhão de pagamentos até o fim da próxima semana”, detalhou o gerente.
Os descontos irregulares se referem a mensalidades cobradas por associações, e não a empréstimos consignados. Para ter acesso ao ressarcimento, o beneficiário precisa primeiro fazer uma contestação, que pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS ou ainda nas agências dos Correios. “A associação tem 15 dias para responder. Se não responder, o beneficiário pode aceitar os valores e firmar o acordo”, explicou Marcus.
O sistema para contestação estará disponível, no mínimo, até o dia 14 de novembro. “A ideia é garantir tempo suficiente para que todos que foram prejudicados possam ser ressarcidos ainda este ano”, afirmou.
Foto: ParaibaOnline/Arquivo
Questionado sobre o atendimento nas agências, o gerente do INSS reforçou que o processo de contestação e adesão é feito exclusivamente pelo aplicativo ou pelos Correios. “São mais de 5 mil agências em funcionamento no Brasil, praticamente todos os municípios têm ao menos uma unidade. Então é possível resolver sem precisar ir diretamente a uma agência do INSS”, finalizou.
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.