Fechar
O que você procura?
Foto: Ascom/vaticano
Continua depois da publicidade
Continue lendo
Com a fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8), o novo papa será conhecido em breve e aparecerá na sacada da Basílica de São Pedro. Logo depois, rezará a Urbi et Orbi (“à cidade [de Roma] e ao mundo”, em latim). Trata-se da bênção solene que concede o perdão dos pecados. Ela é pronunciada pelo papa normalmente em três ocasiões: no Natal, na Páscoa e no dia da eleição de um novo pontífice pelo conclave.
Em 27 de março de 2020, o papa Francisco rezou essa bênção de forma extraordinária. Dezesseis dias após a OMS declarar a pandemia de Covid-19, ele atravessou sozinho, sob chuva, a praça São Pedro para pronunciar a Urbi et Orbi. Pediu pelo fim da pandemia, exaltou o trabalho de médicos e enfermeiros e rezou pelo bem da humanidade, afirmando que “ninguém se salva sozinho”.
O rito é pronunciado em latim, língua oficial da Igreja.
Veja abaixo a tradução para o português:
“Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor. Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão a vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a bênção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras. Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
Amém.”
*Folhapress
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.