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Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Uso de Inteligência Artificial no e-Commerce

Por Alexandre Moura
Publicado em 6 de março de 2025 às 8:15

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Em mais uma coluna da “série” sobre a utilização de IA (Inteligência Artificial) em diversos setores da economia e da atividade humana, hoje é a vez do uso de IA no e-Commerce (Comércio Eletrônico).

Com a tecnologia ficando cada vez mais sofisticada, a utilização de IA no comércio eletrônico tem sido uma verdadeira “revolução”. Seu impacto abrange diversas áreas, desde a recomendação de produtos até a gestão automatizada de estoques.

Empresas de todos os portes estão adotando soluções baseadas em IA, para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas.

Uma das aplicações mais notáveis da IA neste segmento é a “personalização da experiência do usuário” dos “marketplaces”. Algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) analisam o comportamento dos consumidores, permitindo que as plataformas de e-Commerce (como a “Vitrine Digital”, criada por empresários participantes do “E. InovCG”, Ecossistema de Inovação de Campina Grande, com o apoio do SEBRAE, Fecomercio, PaqTc-PB, FACE-PB e ACCG) recomendem produtos de forma inteligente e segmentada, com base no comportamento de navegação, histórico de compras e interações anteriores dos consumidores.

Uso de Inteligência Artificial no e-Commerce (II)

Modelos como “Redes Neurais Profundas” (recurso utilizado em sistemas de IA que permite resolver tarefas de processamento de imagens e de linguagem natural com alta precisão) e “Fatores de Matriz” (classe de modelos de filtragem colaborativa de dados) são empregados para prever preferências do usuário, aumentando as taxas de conversão de vendas, a fidelização dos clientes e melhorando a satisfação do consumidor.

Outra inovação relevante é a utilização de chatbots e assistentes virtuais. Essas tecnologias, alimentadas por “PLN” (Processamento de Linguagem Natural), somados a Modelos como o GPT (Generative Pre-trained Transformer), oferecem suporte ao cliente 24 horas por dia, respondendo dúvidas, auxiliando no processo de compra e reduzindo a necessidade de intervenção humana.

A IA também vem sendo amplamente utilizada para otimizar a gestão dos estoques e a logística das entregas. Com a análise de grandes volumes de dados pela IA, é possível prever demandas, minimizar desperdícios e melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos/fornecedores.

Além disso, sistemas inteligentes de “precificação dinâmica” (bastante semelhantes aos utilizados pelas companhias aéreas, já faz algum tempo) ajustam os preços automaticamente com base em variáveis como concorrência, demanda, estoque disponível e comportamento do consumidor.

Uso de Inteligência Artificial no e-Commerce (III)

Outro avanço significativo tem acontecido na segurança do e-Commerce. A IA ajuda a detectar atividades suspeitas e prevenir fraudes, por meio da análise de padrões de comportamento e identificação de transações anômalas, protegendo tanto os consumidores quanto as plataformas de comércio eletrônico.

A segurança em transações/compras online é constantemente reforçada pelo uso de algoritmos de detecção de anomalias, baseados em aprendizado de máquina.

Modelos como “Florestas Aleatórias” (modelo de algoritmo de aprendizado de máquina que combina a produção de “várias possibilidades” para alcançar um único resultado) e “Redes Neurais Adversarias” (as chamadas GANs, “modelo que utiliza duas redes neurais para competirem entre si, visando gerar novos dados mais confiáveis a partir de um determinado conjunto de informações) são aplicados para identificar padrões suspeitos e mitigar riscos de fraudes financeiras, tudo “em tempo real”.

Outra aplicação interessante da IA é na “Gestão de Estoques”. Modelos preditivos de IA, que utilizam “Redes Neurais Recorrentes” (software que consiste em muitos componentes interconectados que imitam a forma como os humanos realizam conversões sequenciais de dados) e “algoritmos de regressão”, são utilizados para prever a demanda de produtos com base em padrões sazonais, tendências de mercado e comportamento do consumidor. Isso permite uma gestão de estoques mais eficiente, reduzindo custos operacionais.

Uso de Inteligência Artificial no e-Commerce (IV)

A IA também aprimora e automatiza estratégias de “Marketing Digital” por meio da “segmentação inteligente do público-alvo”, otimização de campanhas e análise preditiva de comportamento do consumidor.

Algoritmos de “aprendizado supervisionado” e redes neurais permitem a personalização dinâmica do conteúdo da campanha e das ofertas (modificando a “campanha de vendas” em tempo real, de acordo com o feedback do comportamento do consumidor), maximizando o engajamento e a taxa de conversão em vendas.

O apresentado nos tópicos acima são uma “pincelada” do que o uso de IA vem fazendo no e-Commerce. Melhorando substancialmente, a eficiência operacional, aprimorando a experiência do consumidor e aumentando a competitividade das empresas no mercado digital.

À medida que a tecnologia avança, a IA continuará a moldar o futuro do comércio eletrônico (em uma velocidade inimaginável), tornando as interações mais intuitivas, eficientes e seguras.

Empresas que souberem explorar essas inovações, certamente, estarão mais preparadas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

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