Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Uso de inteligência artificial na contabilidade pública e empresarial

Por Alexandre Moura
Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 8:54

Continua depois da publicidade

Continuando a “série” sobre a utilização de IA (Inteligência Artificial) em diversos setores da economia e da atividade humana, vou abordar hoje o uso de IA na “Contabilidade Pública e Empresarial”. Entretanto, antes de “entrar” nesse tema, vou apresentar dois assuntos relacionados a IA, recentemente destacados na imprensa mundial.

O primeiro é uma matéria do conhecido jornal chinês de língua inglesa, o “China Daily”, que publicou uma longa reportagem sobre a quantidade de empresas chinesas de base tecnológica, principalmente “do segmento de robótica inteligente e comércio eletrônico” (com uso massivo de IA) que “chegou ao total de 451.700 empresas em funcionamento no final do ano passado”. Crescendo quase 20% em relação ao ano de 2023, segundo dados da “Administração Estatal da China para Regulação do Mercado”. Demonstrando, claramente, o investimento sendo feito pelos chineses nesse setor da economia.

O segundo assunto, este bem preocupante, é a “alteração nas normas e nos princípios éticos do Google em relação à IA”, onde foram “removidas as restrições sobre a P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de IA para fins militares e de vigilância”, que os Engenheiros e Pesquisadores do Google tinham.

Esse novo posicionamento da empresa, no meu ponto de vista, abre um precedente perigoso e que impacta, diretamente, a geopolítica e a segurança global. Como tenho dito e escrito, abriram a “Caixa de Pandora” (em relação a IA) e agora não tem mais como tampá-la.

Voltando ao assunto da coluna de hoje. A IA tem sido cada vez mais aplicada em diversas áreas, e a Contabilidade não é uma exceção. No contexto da Contabilidade Pública e Empresarial, a IA tem revolucionado a forma como os profissionais lidam com suas tarefas cotidianas, melhorando a eficiência, a precisão e a transparência dos processos contábeis.

Uso de Inteligência Artificial na Contabilidade Pública e Empresarial (II)

Em relação a IA “aplicada na Contabilidade Empresarial”, ela está transformando a rotina das empresas e escritórios de contabilidade, através da “Automação de Processos”, “robotizando” tarefas repetitivas, como o lançamento de notas fiscais, conciliação bancária e processamento de transações, liberando os Contadores e seus assistentes, para tarefas mais estratégicas.

Na análise dos “Dados Financeiros e Gerenciais” das empresas, as “ferramentas de IA” são capazes de processar grandes volumes de dados rapidamente, identificando padrões e fornecer insights valiosos, para a tomada de decisão pelos gestores, prever/simular cenários de fluxos de caixa ou prevenir/detectar possíveis fraudes.

Em relação as “Previsões Financeiras”, a utilização de algoritmos de “aprendizado de máquina”, tem permitido realizar análises mais assertivas dos “cenários econômicos”, ajudando os dirigentes no planejamento de orçamentos, fluxos de caixa e investimentos, de forma mais eficaz e com menores riscos.

Outro uso importante que a IA vem tendo na contabilidade empresarial, é na “Redução de Erros”. A IA reduz consideravelmente, os erros humanos nos processos contábeis, garantindo maior precisão nas demonstrações financeiras e nas declarações fiscais.

Além disso, a IA auxilia no cumprimento/acompanhamento da legislação tributária (que no Brasil é extremamente complexa), no cumprimento das obrigações fiscais/tributárias, automatizando a geração de relatórios e garantindo que as empresas atendam aos requisitos legais de forma correta.

Aqui vale destacar que o “Fisco” está também usando bastante IA em seus sistemas de fiscalização e controle das empresas (e de pessoas físicas), que estão cada vez mais precisos e detalhistas.

Uso de Inteligência Artificial na Contabilidade Pública e Empresarial (III)

No tocante a Contabilidade Pública, a IA também tem trazido diversos benefícios (de forma semelhante ao setor privado). O uso dessa tecnologia no setor público traz avanços significativos em termos de transparência, eficiência e controle sobre os recursos públicos.

O novo “Departamento de Eficiência Governamental” (DOGE – Department of Government Efficiency, na sigla original em inglês), recém instalado pelo governo americano, tem utilizado (segundo se comenta) “Sistemas avançados com IA” em suas fiscalizações.

Algumas aplicações de IA em órgãos públicos incluem: “Transparência e Auditoria”, a IA é usada para analisar grandes volumes de dados fiscais e financeiros em tempo real, permitindo uma auditoria contínua das finanças públicas.

Isso aumenta a transparência das operações governamentais e facilita a identificação de irregularidades, fraudes ou desperdícios de recursos; “Planejamento e Gestão Orçamentária”, a IA vem sendo empregada para otimizar os processos de elaboração de orçamentos, identificando áreas de possível economia e melhorando a alocação dos recursos de acordo com as necessidades reais da população e realizando o “monitoramento/acompanhamento” da execução orçamentária, garantindo que o dinheiro seja utilizado de maneira eficaz e em conformidade com as prioridades estabelecidas pelas políticas públicas; “Análise de Desempenho e Prevenção de Fraudes”, ferramentas de IA podem analisar o impacto dos gastos públicos e ajudar na avaliação da eficácia das políticas públicas, fornecendo dados para a melhoria contínua dos serviços.

Sendo, também, uma aliada importante no combate à corrupção e fraudes no setor público, ajudando a identificar padrões suspeitos e sinalizando possíveis áreas de risco.

Como podemos perceber, o uso de IA na Contabilidade Pública é muito semelhante à sua utilização na Contabilidade Empresarial.

Uso de Inteligência Artificial na Contabilidade Pública e Empresarial (IV)

Embora os benefícios da IA na contabilidade sejam inegáveis, seu uso também traz “desafios e questões éticas”. A automação/IA pode reduzir o número de empregos em áreas mais operacionais, o que exige a capacitação desses profissionais para atuar em funções mais estratégicas e analíticas.

Além disso, há preocupações com a privacidade dos dados e a segurança das informações financeiras, o que exige que as tecnologias de IA sejam aplicadas com rigorosos controles de segurança cibernética.

Outro aspecto importante é a transparência nos algoritmos utilizados. No setor público, por exemplo, os cidadãos precisam ter “garantias” que as decisões tomadas por “Sistemas de IA” sejam transparentes e baseadas em critérios claros, visando evitar discriminação e/ou injustiças.

Como coloquei nos tópicos acima, a IA tem realmente, transformado a Contabilidade tanto no setor público quanto no privado, trazendo maior eficiência, precisão e controle para os “Processos Contábeis”. No entanto, é essencial que o uso dessa tecnologia seja acompanhado de políticas de segurança, transparência e ética, garantindo que os benefícios da IA sejam usufruídos de forma justa e responsável.

À medida que a tecnologia avança, novas aplicações vão surgindo (no Brasil e no exterior), tornando a Contabilidade ainda mais inovadora e eficaz.

Com a aprovação da Reforma Tributária, a ser implantada no Brasil, onde dois sistemas vão “conviver” por vários anos, a utilização de ferramentas contábeis com IA não será um “luxo” mas sim uma necessidade, em todos os Escritórios de Contabilidade e Empresas do país.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande