Blogs e Colunas

Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

“Tecnologias Digitais” que devem se destacar globalmente nos próximos 3 anos

Por Alexandre Moura
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 7:41

Continua depois da publicidade

Estamos nos aproximando do último trimestre de 2025 e vale a pena fazer uma pequena análise, com base em dados técnicos e mercadológicos disponíveis atualmente, sobre as “Tecnologias Digitais” que têm maior probabilidade de “dominar a agenda global” (com relação a investimentos financeiros em P&D) no período 2026–2028.

Evidentemente, que as tecnologias de IA (Inteligência Artificial) e/ou associadas a ela, estarão no foco. 2025 tem sido o ano da consolidação de “grandes modelos generativos” (LLMs) e de aplicações amplas (assistentes, “copilotos”, geração multimodal) e nos próximos 3 anos, veremos uma transição rápida para “Agentic AI” (Um tipo de “IA autônoma, com a capacidade de tomar decisões e agir de forma independente, sem necessidade de intervenção humana constante”. Também chamados por alguns de “Agentes Proativos”), personalização em escala e integração produtiva com sistemas empresariais (ERP, CRM, PLM), focando parte do valor da pesquisa para automação de conhecimento e workflows.

Este ano também mostrou forte deslocamento (dos investimentos) do mercado de semicondutores para aceleradores de IA. Nos próximos três anos, tudo leva a crer que esse segmento deve dominar a captação de novos investimentos. Estimativas, apontam para um mercado de “chips para IA” de centenas de bilhões de dólares até 2028. E o recente “investimento” (100 bilhões) da empresa americana “Nvidia”, na também americana “OpenAI”, é uma prova clara desse “movimento de mercado”.

“Tecnologias Digitais” que devem se destacar globalmente nos próximos 3 anos (II)

Outro ponto importante para observarmos, nos próximos 3 anos, é em relação a “Conectividade Avançada”. Com disseminação do “5G”, da “5G-Advanced” e a “ponte” para a 6G (infraestrutura de rede), vai impulsionar bastante o mercado. Entre 2026–2028 veremos a disponibilização de “pilotos 6G” (pesquisa, espectro alto-banda, etc), bem como uma ampla e irrestrita, adoção de “recursos nativos de IA” nessas redes.

Segundo fornecedores de tecnologia/equipamentos e sistemas para essas redes (a exemplo da Ericsson e da Qualcomm), a previsão para os próximos 3 anos, é ter ações concretas de padronização 6G, porém com a comercialização plena de 6G só esperada para mais perto de 2030 ou início da próxima década.

Outra área que deve crescer bastante até 2028 é a de “IoT Inteligente” (Internet das Coisas “com IA”). 2025 foi marcado pela “retomada de investimentos em AR/VR (AR – Realidade Aumentada e VR – Realidade Virtual).

Nos próximos três anos, segundo a mídia especializada, “espera-se um crescimento forte em hardware e especialmente em aplicações empresariais (treinamento, design colaborativo e “manutenção remota”), com integração estreita com a sempre presente tecnologia de IA.

“Tecnologias Digitais” que devem se destacar globalmente nos próximos 3 anos (III)

Já no segmento de “Robótica” e de “SCF – Sistemas Ciber-Físicos” (combinação de um componente de software com partes mecânicas ou eletrônicas), os avanços tecnológicos (especialmente em sistemas de “controle e simulação”) dos próximos 3 anos, preveem “robôs mais capazes e economicamente mais viáveis (comparados com os atuais) em manufatura, logística, construção civil e serviços.

A disponibilidade de aceleradores e melhores redes (5G e 5G-Advanced e futuramente 6G) vai facilitar muito a coordenação desses equipamentos a distância e em tempo real, impactando setores com escassez de mão de obra, gerando novas classes de serviços robotizados, por exemplo no comercio varejista.

Teremos também, grandes modificações em questões de “segurança, privacidade e regulação, em nível global”. Alguma “regulamentação” do uso de IA em alguns setores específicos, é esperada, leis de privacidade e requisitos de “compliance” serão fatores determinantes e estratégicos para empresas. Aquelas que incorporarem “privacidade por design” e “auditabilidade” de modelos, terão vantagens competitivas importantes.

Certamente, terá aumento (substancial) do mercado para “ferramentas de governança de modelos “ML Ops” (Machine Learning Ops – conjunto de práticas de fluxo de trabalho destinadas a otimizar o processo de implantação e manutenção, de modelos de machine learning) e “AI Ops” (IA para Operações de Tecnologia da Informação – aplicação de IA a grandes volumes de dados de TI para automatizar e otimizar, a gestão de infraestruturas complexas), serviços de verificação/terceirização e soluções de segurança para cadeias de suprimento de semicondutores e Data Centers.

“Tecnologias Digitais” que devem se destacar globalmente nos próximos 3 anos (IV)

A “realização” dessas “previsões” pode ser prejudicada por algumas incertezas. A exemplo da oferta de semicondutores (chips) que continua com problemas para atender a demanda; as recentes regulações e barreiras comerciais em nível global, com restrições de exportação de tecnologia e controles rígidos, que prejudicam o mercado de produtos e serviços de tecnologia de forma generalizada; e por último, mas extremamente preocupante, a “Sustentabilidade Energética”, com os custos crescentes da energia disponível e que podem limitar a instalação de novos e maiores Data Centers em vários países.

Finalizando esta breve análise, imaginamos que entre 2026–2028, o ambiente de negócios (mercado) estará cada vez mais regulado e sujeito a restrições na cadeia de suprimentos (especialmente semicondutores), com a infraestrutura adequada de rede (Internet) e de energia sendo determinante, para permitir que as previsões acima, aconteçam.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande