Blogs e Colunas

Dom Genival Saraiva

Dom Genival Saraiva

Bispo Emérito de Palmares-PE.

Sucessor de Pedro, teológica e cronologicamente

Por Dom Genival Saraiva
Publicado em 13 de maio de 2025 às 9:44

Continua depois da publicidade

A Igreja vivenciou e vivencia momentos especiais em sua história milenar. Enquanto celebra o Ano Santo de 2025, Jubileu da Encarnação de Nosso Senhor Jesus, houve o agravamento do estado de saúde, no período quaresmal, e a morte do Papa Francisco no tempo pascal, mais precisamente, na segunda feira da Oitava da Pascoa. Decorridos os dias da vacância, segundo as normas da Igreja, os Cardeais eleitores, reunidos no Conclave, escolheram o Cardeal Robert Francis Prevost como novo Papa que adotou nome de Leão XIV.

“O Senhor Jesus, no início de sua missão, depois de ter rezado ao Pai, constituiu doze Apóstolos para que estivessem com Ele e para mandar-lhes pregar o Reino de Deus e para expulsar demônios. Os doze foram queridos por Jesus como um Colégio indiviso tendo Pedro como cabeça, e como tal cumpriram a sua missão, começando por Jerusalém (cf. Lc 24,46), e depois, como testemunhas diretas da sua ressurreição em relação a todos os povos da terra (cf. Mc 16,20). […] Os Apóstolos, tendo Pedro por cabeça, são o fundamento da Igreja de Cristo, e os seus nomes estão escritos nos fundamentos da Jerusalém celeste (cf. Ap 21,14); enquanto arquitetos do novo Povo de Deus, eles lhes garantem a fidelidade a Cristo, pedra fundamental do edifício, e ao seu Evangelho; ensinam com autoridade, dirigem a comunidade e tutelam a sua unidade. Assim, a Igreja, ‘construída sobre o fundamento dos Apóstolos (cf. Ef 2,20), tem em si a nota da Apostolicidade, enquanto conserva e transmite íntegro aquele depósito que através dos Apóstolos recebeu do próprio Cristo. O caráter apostólico é garantia de fidelidade ao Evangelho recebido e ao sacramento da Ordem que torna permanente no tempo o ofício apostólico.”

Dentre os apóstolos, Jesus escolheu Pedro para ser a referência humana, o fundamento sacramental do ministério sacerdotal e a personificação da missão na condição de “vigário de Cristo e pastor de toda a Igreja”. No seguimento do Mestre, ele revelou fragilidade e fraquezas, como a negação que conhecia Jesus, julgado, injustamente, pelas autoridades religiosas e políticas, (cf. Mt 26,69-75). Apesar disso, Jesus confiou em Pedro; em vista da missão de cuidar do rebanho do Senhor, como Bom Pastor, conscientizou-o a respeito da necessidade de afirmação incondicional de seu amor, de sua fidelidade (cf. Jo 21,15-17)

“A Igreja Católica considera São Pedro – Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus – o primeiro papa da história. Ele teria assumido a função de líder do cristianismo logo após a morte de Jesus, ainda no século I.” A História da Igreja, de Pedro ao presente momento, registra a existência de 267 Papas. “Papa é a designação dada ao chefe supremo da Igreja Católica Romana, também conhecido como Sumo Pontífice, Santo Padre ou Bispo de Roma.” Por ser oportuno, convém esclarecer o significado e o uso histórico da palavra Papa. “Etimologicamente, a palavra ‘papa’ se originou diretamente a partir do latim pappa, que pode ser traduzido como uma forma carinhosa de ‘papai’ ou ‘pai’.” “Desde o início do século III o termo ‘papa’ era utilizado como uma expressão de veneração afetuosa, tanto para o Bispo de Roma, quanto para os outros bispos do Ocidente.” “Existem diversas interpretações sobre o significado e a aplicação do título, dentre elas que ‘papa’ seria um acrônimo em latim, onde cada letra corresponderia a uma palavra: Petri Apostoli Potestatem Accipiens (‘o que recebe o poder do apóstolo Pedro’); ou ainda Petrus Apostolus Princeps Apostolorum (‘Pedro Apóstolo, Príncipe dos Apóstolos). Também foi proposta como origem a união das primeiras sílabas das palavras latinas Pater (‘Pai’) e Pastor (‘Pastor’).”

O Papa também é conhecido/chamado por seus títulos: Vigário de Cristo, Bispo de Roma, Servo dos servos de Deus. Teologicamente, o Papa é sucessor de Pedro. Assim, em razão do instituto da sucessão apostólica, os três primeiros sucessores de Pedro foram Lino, Anacleto e Clemente I; por sua vez, cada bispo é sucessor de um dos apóstolos. Por essa razão, graças à assistência do Espírito Santa, não há na Igreja registro de interrupção da sucessão apostólica. Portanto, à exceção de Pedro, cronologicamente, cada Papa, na condição de sucessor de Pedro, teve um antecessor do qual, portanto, é sucessor imediato. Neste caso, o Papa Leão XIV é o sucessor do Papa Francisco.

Como pessoas, famílias, instituições, ao longo dos tempos, também os Papas são identificados por seus brasões e lemas, de conformidade com a heráldica, “ciência auxiliar da História e da História da arte”. “A heráldica eclesiástica refere-se ao uso da heráldica dentro do cristianismo para dioceses, organizações e clérigos cristãos.” O brasão é um “símbolo oficial do pontificado”, e o lema exprime a linha norteadora do ministério, revela o estilo de vida de cada Papa. O lema do Papa Leão XIV – “In illo uno unum” – é uma expressão de Santo Agostinho, assim traduzida: “No uno, somos um”/“Em um só, somos um”/“Naquele único, somos um”. Com a celebração da Santa Missa na Praça de São Pedro, no domingo, 18 de maio, o Papa Leão XIV inicia o seu ministério petrino, como Bispo de Roma, como “como sujeito de suprema e plena autoridade sobre a Igreja universal”.

A eleição do Papa Leão XIV é mais uma confirmação de uma verdade da fé católica: o Espírito Santo inspira, ilumina, assiste, guia a Igreja. Os Cardeais, com olhar eclesial, levaram em consideração o bem maior do povo de Deus, no processo de votação que se revelou significativa na brevidade da escolha e na convergência em torno de um nome que, no meio eclesiástico e na mídia, não se destacava entre os principais papáveis. Como diz o povo, “Deus sabe o que faz”!

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande