Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
O autor é economista, advogado, professor da Universidade Estadual da Paraíba e membro da Academia de Letras de Campina Grande.
Continua depois da publicidade
Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, iniciou o seu mandato com um programa que denominou de MAGA – Make America Great Again, Com este lema por ele já utilizado na campanha eleitoral de 2016, o manteve na campanha de 2024, criando uma ideologia própria. No entanto, Ronald Reagan o havia adotado em sua campanha presidencial de 1980 (Let’s Make America Great Again), Bill Clinton a usou em sua campanha de 1992 e em comercial de rádio na campanha de sua esposa Hillary Clinton em 2008. Em 2013 Trump quis usar a frase Make America Great, desistindo da ideia pela possibilidade de ser interpretado de que a América nunca foi grande. Em 2015 registrou como marca a frase Make America Great Again.
Make America Great Again pode se traduzir por Torne Grande a América Novamente. Quando a frase foi usada por Ronald Reagan os Estados Unidos enfrentavam um processo de estagflação, termo que significa uma combinação de alta inflação com estagnação do crescimento econômico. Agora, os Estados Unidos andam deficitários na balança comercial mundial e a economia americana não anda bem. Daí a política de tarifas sobre as exportações de outros países combinada com os incentivos de retorno das empresas americanas à economia doméstica.
Torne Grande a América Novamente soa bem com a situação de que a economia americana vai mal. Os Estados Unidos estão diminuindo em poder, numa base relativa geopolítica, militar, financeira, econômica e tecnológica. Uma pesquisa de 2019 realizada pelo Pew Research Center, mostra que a maioria dos americanos previu que a economia americana será mais fraca em 2050 e que os Estados Unidos terão uma dívida nacional crescente, uma lacuna maior entre ricos e pobres e uma força de trabalho ameaçada pela automação. O slogan adotado por Donald Trump denuncia já a situação desfavorável da economia do país, o que resultou na política de tarifas que vem aplicando sobre os demais países, de natureza essencialmente protecionista.
Aliado ao Torne Grande a América Novamente está o América Primeiro (Make America Great Again / America First). A primeira expressão conduz à interpretação de que os Estados Unidos estão em declínio, como aponta a pesquisa mencionada. Tanto que Trump já veio a utilizá-la na campanha para o seu primeiro mandato em 2016. A segunda expressão denota a posição de defesa permanente aos Estados Unidos. Sem dúvida alguma Donald Trump agirá sempre neste sentido, utilizando-se de todos os meios para mudança de rota para beneficiar o seu país. O MAGA – Make America Great Again não é um mero slogan, mas um movimento que traça o rumo do país, tendo à frente o presidente americano nessa árdua e estafante missão de levar a cabo seus objetivos.
O Brasil é parceiro dos Estados Unidos, como tantos outros países do mundo inteiro, sendo concomitante vítima da política do America First. No entanto, da mesma forma que os Estados Unidos defendem seus interesses, o Brasil deve agir identicamente, defendendo os seus. E por mais que fatores existam que dificultem um acordo, um denominador comum haverá de surgir que equilibre os interesses de ambos os países. Negociar é a palavra de ordem. Jamais quedar-se inteiramente aos interesses americanos.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.