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Alexandre Moura

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

Prêmio SEBRAE de Jornalismo

Por Alexandre Moura
Publicado em 18 de abril de 2024 às 8:14

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Já estão abertas as inscrições (que vão até o dia 3 de junho) para o “Prêmio SEBRAE de Jornalismo”, edição 2024. Essa é a 11ª Edição do Prêmio, que contempla quatro categorias de matérias jornalísticas: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.

Na edição deste ano, além das quatro “categorias tradicionais”, haverá uma novidade, a “Categoria Especial Jornalismo Universitário”, com o objetivo de fomentar a produção jornalística desenvolvida por estudantes de Jornalismo, apresentando trabalhos realizados durante sua formação acadêmica.

Como nos anos anteriores, a 11ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível Estadual, classificará os concorrentes para a segunda etapa, que é Regional, essa definirá os finalistas da terceira e última etapa, a grande “Final Nacional”.

O Prêmio é um “reconhecimento ao talento e à dedicação dos profissionais, que mostram histórias inspiradoras de empreendedorismo e inovação, fortalecendo a conexão entre a imprensa brasileira e o mundo dos negócios”.

Prêmio SEBRAE de Jornalismo (II)

O tema central deste ano é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Segundo várias pesquisas, “os pequenos negócios correspondem a 95% dos empreendimentos formais no Brasil, representando cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e impactam diretamente ou indiretamente, 47% da população brasileira”.

Nesse contexto, o Prêmio SEBRAE de Jornalismo reconhecerá matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo dos negócios no nosso país, tais como: Empreendedorismo; Produtividade e Competitividade; Inovação e Startups; Inclusão Produtiva e Sustentabilidade; Transformação Digital; Políticas Públicas e Legislação; Estímulo ao Consumo nos Pequenos Negócios e Acesso a Crédito.

Podem ser inscritas por cada participante, até três matérias.

O Prêmio SEBRAE de Jornalismo é uma excelente oportunidade para que “talentos locais e regionais” de nossa imprensa se projetem e fiquem conhecidos em nível nacional!

Mais detalhes podem ser obtidos no endereço: premiosebraejornalismo.com.br.

“Inova Amazônia”

Nos dias 9 e 10 do mês que vem (maio), acontecerá na cidade de Manaus, o Seminário “Inova Amazônia”. O evento, realizado pelo SEBRAE, é considerado, “o maior encontro de Negócios Inovadores da Amazônia”. Sendo uma oportunidade para os participantes do encontro, ficarem atualizados sobre as tendências, tecnologias e oportunidades que estão impulsionando o desenvolvimento sustentável daquela região.

Será um momento único e importante, onde pessoas que empreendem, investidores, pesquisadores e lideranças de diversos setores, vão debater e ver, soluções criativas para “Inovação e Sustentabilidade” econômica. Além de ser uma excelente oportunidade para networking, conectando-se com profissionais da bioeconomia e potenciais parceiros de negócio, em projetos colaborativos.

Também serão apresentados “casos de sucesso”, com soluções inovadoras e criativas, por mais de 80 Startups expositoras.

Mais informações sobre o Inova Amazônia estão disponíveis no endereço: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia/eventoinovaamazonia

Banco de Dados da “Embrapa Agroindústria de Alimentos”

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, sediada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, está construindo um Banco de Dados para “apoiar e agilizar, a inovação no mercado de proteínas alternativas (termo utilizado pelo MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária para denominar “alimentos e ingredientes contemporâneos”) e produtos “Plant-Based” (alimentos baseados em vegetais) no Brasil.

A nova ferramenta da Embrapa é resultado de “demandas levantadas durante o “Workshop de apoio à inovação para o mercado de proteínas alternativas no Brasil”, realizado no mês passado, resultado de uma parceria entre a Embrapa e o MAPA e apoio do “FoodTech Hub Latam” (Ecossistema de Inovação em Sistemas Alimentares).

A viabilização do projeto do Banco de Dados foi possível graças a um “TED – Termo de Execução Descentralizada” entre a Embrapa e o MAPA, que é o responsável pelos recursos financeiros para a elaboração do trabalho.

O TED prevê ainda o levantamento de informações sobre a percepção do consumidor em relação à crescente categoria de alimentos e ingredientes alternativos.

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas junto a Embrapa Agroindústria de Alimentos, através do E-mail: agroindustria-de-alimentos.nco@embrapa.br

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