Fechar
O que você procura?
Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.
Continua depois da publicidade
Devido à atual situação no Rio Grande do Sul e seus impactos, as inscrições para o “Prêmio Sebrae de Jornalismo”, Edição 2024, foram prorrogadas até o próximo dia 10 de junho. As matérias podem ser inscritas, gratuitamente, em quatro categorias: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
Essa é a 11ª Edição do Prêmio e será realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classificará os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.
A grande novidade deste ano, é a “Categoria Especial Jornalismo Universitário”, que tem o objetivo de fomentar a produção jornalística desenvolvida por estudantes de Jornalismo.
O Prêmio é uma iniciativa que valoriza os profissionais de imprensa, que mostram com seus textos, a força do empreendedorismo brasileiro.
Podem concorrer, conteúdos jornalísticos veiculados entre 5 de junho de 2023 e 2 de junho de 2024, que tratem do “Tema Empreendedorismo”, com foco nos Pequenos Negócios.
Mais informações e inscrições no site: premiosebraejornalismo.com.br/cadastro/
“Grande e Potente Ataque de Hackers”
Como já havíamos comentado neste espaço, com a proximidade da data das eleições para o “Parlamento Europeu” (que estão acontecendo neste momento), os “ataques cibernéticos” na Europa iriam aumentar e muito, especialmente aqueles voltados a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) dos “agentes políticos e dos serviços públicos”. Foi exatamente o que aconteceu no final de semana passado, na Alemanha.
Segundo informações do “BMI – Bundesministerium des Innern” (Ministério do Interior Alemão), um “grande e potente ataque de hackers” teve como alvo os sistemas de computadores e redes sociais da “CDU – Christlich Demokratische Union Deutschlands” (União Democrata Cristã da Alemanha), principal partido de oposição do país europeu.
Para evitar um problema maior, os técnicos desligaram todos os sistemas da CDU e iniciaram uma investigação, em conjunto com as autoridades de segurança locais.
Não foram divulgadas informações relacionadas com a extensão, origem ou tipo do ataque. Entretanto, existem indícios que foi um “ataque de nível profissional” e pode estar relacionado, também, a “retaliação dos criminosos digitais” em reação “a uma grande operação policial europeia visando o crime cibernético internacional”, que aconteceu há poucos dias.
“Grande e Potente Ataque de Hackers” (II)
Confirmando o que escrevi acima (e tudo indica, relacionado com o “incidente” alemão), outro ataque hacker aconteceu no início dessa semana. Desta vez o “alvo” foram os “Serviços Hospitalares de Londres”. O “Sistema de Gestão” dos hospitais foi severamente afetado, por um “incidente” de ransomware (“vírus” que “sequestra” e bloqueia dados).
Segundo informações do “NHS – National Health Service” (Serviço Nacional de Saúde) da Inglaterra, a “prestação de serviços dos hospitais mais movimentados de Londres está bastante prejudicada”.
O “NCSC – National Cyber Security Center” (Centro Nacional de Segurança Cibernética), órgão responsável pela “proteção cibernética” do Reino Unido, está trabalhando “para compreender completamente o impacto deste incidente”. Em outras palavras, o NCSC ainda não sabe (pelo menos não divulgou) a origem e quais os danos causados na infraestrutura de TI dos hospitais.
Com informações da CDU, do BMI, do NHS e da Agência Reuters.
“Crescimento”
Revertendo uma situação que vinha acontecendo nos últimos anos (diminuição de novos usuários entre o público jovem), o Facebook rede social pertencente à empresa americana de tecnologia Meta, “está conseguindo atrair, este ano, o maior número de jovens adultos (residentes nos Estados Unidos e no Canadá) para a Plataforma, desde o ano de 2021.”
Segundo executivos responsáveis pela gestão do Facebook (criado no “longínquo” 2004), “atualmente, mais de 40 milhões de adultos norte-americanos e canadenses, com idade entre 18 e 29 anos, acessam a rede social diariamente”. Um número muito bom, principalmente com a diminuição constante, que estava acontecendo nos últimos anos.
Foi a primeira vez que o Facebook, divulgou esse tipo de informação (faixa etária de seus usuários nos dois países da América do Norte).
Vale destacar outro dado de uma recente pesquisa, realizada pela entidade americana “Pew Research Center” (especializada em dados demográficos, opinião pública e redes sociais). Pelo levantamento da PeW, “cerca de 33% dos adolescentes norte-americanos dizem usar ainda, o Facebook”.
No mundo (Brasil incluído) são 3,2 bilhões de usuários cadastrados.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.