Fechar
O que você procura?
Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Continua depois da publicidade
Em 2 de abril de 2025, às 19 horas, em uma concorrida solenidade realizada no auditório do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), conduzida pelo seu presidente, Prof. Vanderley de Brito, ocorreu a Sessão Solene de Posse e Diplomação da escritora Maria da Conceição Gonçalves Pereira Araújo como sócia efetiva do IHCG, ocupando a cadeira 21, que tem como patrono o Dr. João Tavares.
Na ocasião, contando com a presença de autoridades, familiares e amigos da nova confreira, o discurso de apresentação foi proferido pelo confrade Roniere Leite Soares, Vice-Presidente do IHCG, do qual se destacam algumas informações relevantes do perfil biográfico da homenageada:
Nascida em Boa Vista-PB, Conceição Araújo é filha de Francisco Pereira e Deolinda Gonçalves Pereira (in memoriam). Fez o curso primário em sua cidade natal, no Grupo Escolar Teodósio de Oliveira Lêdo; o curso ginasial no Colégio das Lourdinas, em Monteiro-PB; e o curso Normal no Colégio Santa Rita, em Areia-PB.
Entre 1969 e 1974 atuou como professora do ensino fundamental nos Colégios João XXIII e Pio X, em João Pessoa-PB. Graduada em Pedagogia pela UFPB (1970-1974), ela tem especialização em Aconselhamento Psicológico e Metodologia do Ensino Superior pela Universidad de Costa Rica (1976-1977).
Em 1978, iniciou sua carreira universitária no Centro de Ciências Agrárias-CCA da UFPB, em Areia-PB, onde foi responsável pela fundação do Núcleo de Apoio Pedagógico.
Entre 1983 e 1985, cursou o Mestrado em Extensão Rural na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, onde apresentou a dissertação intitulada: “Condições de produção e de qualidade de vida de pequenos agricultores com e sem culturas comerciais do Município de São Geraldo- MG”.
Concluído o mestrado, ela passou a publicar estudos sobre ensino/aprendizagem, com especial atenção ao incentivo ao uso da biblioteca como ferramenta fundamental para a formação acadêmica dos estudantes.
No âmbito da pesquisa, orientou diversos trabalhos de graduação, sendo o primeiro deles intitulado “Do Engenho à Usina: Uma Análise sobre a Modernização da Agricultura no Município de Areia, PB”, do então estudante Adriano Azevedo de Leon.
A professora Conceição exerceu os cargos de vice-coordenadora e coordenadora do curso de Agronomia no CCA da UFPB. Nesse período, colaborou na elaboração do anteprojeto do “Estatuto da Criança e do Adolescente do Município de Areia”.
Em 1991, como parte de suas atividades de extensão no CCA, ela organizou, em parceria com a Coordenação Setorial do Centro, o “Catálogo dos Trabalhos de Graduação e de Pós-graduação”.
Também integrou o Conselho Editorial da Revista Agropecuária Técnica e foi, junto às professoras Heloísa de Barros e Verônica Nóbrega, organizadora de três edições da Semana do Agricultor, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Ao longo de sua carreira profissional, a professora Conceição participou de diversos congressos e cursos de aperfeiçoamento. Entre eles, destaca-se o “Estágio Integrado de Capacitação Docente” (CNPq/UEPB), realizado na Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná.
Paralelamente, capacitou-se na área de audiovisuais, com ênfase em vídeo e montagem, tendo participado de roteiros cinematográficos e de documentários produzidos pelo NUDOC/UFPB, como “A Casa é a Rua”, dirigido pela professora Vânia Perazzo, com filmagens realizadas na cidade de Areia.
Também organizou e participou da realização de três edições da Feira de Tecnologia e Ciência (FETEC), em Campina Grande – PB, incluindo a produção de um vídeo institucional sobre o CCA.
Além da docência e da pesquisa, integrou diversas comissões deliberativas, presidiu concursos públicos para docentes e funcionários do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais – UFPB e foi relatora do Informativo do CCA. Contribuiu com artigos para os jornais “A União” e “Diário da Borborema”, sendo colunista do Suplemento Dominical “TUDO”, onde publicou a série “Apontamentos de Aula”. Atualmente, faz contribuições esporádicas ao jornal do IHCG, com textos centrados na história local.
Em 1996, aposentou-se e, posteriormente, foi convidada para ser Professora Visitante na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, onde lecionou nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Enfermagem e Matemática. Durante seis anos, ministrou a disciplina de “Práticas Pedagógicas” e orientou diversos trabalhos acadêmicos de egressos.
Publicou artigos na revista “FALO” de Psicologia, assim como os trabalhos “Os Modos de Pensar a Pesquisa” e “O Problema do Problema de Pesquisa” dirigidos a bolsistas do PIBIC/CNPq. Também foi professora de Metodologia da Pesquisa, por dois anos, na FACISA nos cursos de Arquitetura, Enfermagem e Fisioterapia.
Em 1998, foi agraciada pela Câmara Municipal de Areia com o título de Cidadã Areiense, sendo também integrante da Academia de Letras e Artes (ALA).
A Profa. Conceição é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Paraibano e, em Boa Vista realiza atividades de estimulação à cultura e ao bem-estar social, pondo em andamento o Projeto ‘Roçado das Letras’ na comunidade Roçado do Mato, por meio de sua Biblioteca Rural.
Em Campina Grande, proferiu palestras para professores do campus de Patos, da UFCG, e para professores da UNESC. Ainda nesta cidade, é membro da Associação Cristã Feminina (ACF), onde participa como soprano do Coral Ísis Cruz, e produziu cinco livros escritos por membros da citada associação.
Em 2008, coordenou o Curso de Especialização em Saúde Mental Contextualizado, para funcionários da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Paraíba. O referido curso foi chancelado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande. Nesse mesmo ano, iniciou no CCA-UFPB, em Areia, o curso “Ser Servidor”, com credenciamento da Superintendência de Recursos Humanos da UFPB.
Na produção literária, Conceição Araújo é autora de vários livros, entre eles: “Folhinhas de Outono”, “O Livrinho de Gabriel”, “Um Livrinho para Helena”, “Orações Vivenciadas”, “Apontamentos de Aula – Exercícios da Paixão”, “Memórias Possíveis de uma Menina Cheia de Gosto”, “Luas de Abril”, “Confiteor – Chá das Quatro” e “Eu Lírica e Outras Lembranças”.
Além das publicações individuais, participou da criação da Revista “Escritos de Saúde Mental”, lançada em três volumes e distribuída em diversos Centros de Atenção Psicossocial pelo Brasil. Sua produção também inclui participações em obras coletivas e a honra de prefaciar diversas obras literárias, sendo a mais recente o livro de poesias “Cartapácio Mnemônico de Instâncias Poéticas”, do escritor Roniere Leite Soares.
Conciliando a teoria à prática, com autorização da Prefeitura Municipal de Campina Grande, a Profa. Conceição plantou árvores em seis canteiros centrais da rua onde reside, no bairro do Catolé.
Depois das palavras proferidas pelo confrade Roniere Leite Soares, seguiu-se o discurso de posse da diplomanda Maria da Conceição Araújo, que discorreu sobre o Dr. João Tavares, patrono da cadeira 21 do IHCG, e sobre a biografia de Maura Pires de Lacerda, sua antecessora, que foi alçada à categoria de Sócio Emérito, em consonância com o Art. 5º, alínea III, do Estatuto da entidade.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.