Blogs e Colunas

Benedito Antonio Luciano

Benedito Antonio Luciano

Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Pelos caminhos de Cristo

Por Benedito Antonio Luciano
Publicado em 25 de setembro de 2024 às 8:22

Continua depois da publicidade

Seguir os caminhos de Cristo representa uma jornada de fé, transformação, renúncia e esperança na vida eterna, ao lado de Deus Pai. Isso é o que está escrito em Lucas, Capítulo 9, Versículo 23: “Se alguém quiser vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me”.

Percorrer esses caminhos é dispor-se a seguir os ensinamentos e exemplos que Jesus nos deixou, numa trilha espiritual que conduz à compreensão mais profunda da vida e do amor. Jesus, com sua compaixão e sabedoria, mostrou como viver em harmonia com o próximo, promovendo o perdão, a solidariedade e o servir ao outro.

Diferente do que apregoam alguns seguidores de uma determinada teologia, baseada no materialismo histórico e dialético, Cristo não foi um revolucionário. Ele foi um evolucionário. Cristo foi um libertador e não um literário. Cristo deixou o mandamento do amor a Deus e ao próximo e não de conflito baseado na luta de classes.

O reino de Cristo não é deste mundo, é o que está escrito em João, Capítulo 18, Versículo 36. O Filho de Deus, em Sua vida terrena, percorreu cidades, vilarejos e desertos, pregando a Palavra e fazendo milagres, mas sobretudo dando exemplo de obediência a Deus e às leis dos homens.

Neste contexto, a resposta de Jesus aos fariseus, descrita na Bíblia, em Mateus, Capítulo 22, Versículo 21 é emblemática: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Como judeu, Jesus foi circuncidado e, concluídos os dias de Sua purificação, foi levado a Jerusalém e apresentado no templo. Quando Ele completou doze anos, seus pais voltaram a Jerusalém no período da festa da Páscoa, e quando retornaram, perceberam que Jesus tinha ficado na cidade. Preocupados, procuraram por Ele e três dias depois, O encontraram no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

Segundo Lucas, no Capítulo 2, Versículos 47 a 49, todos que ouviam a Jesus ficavam admirados com a sabedoria de suas respostas. Sua mãe disse-Lhe: “Meu filho, o que nos fizestes?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. Respondeu-lhes, então, Jesus: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? ” Na Terra, Cristo obedecia a seus pais, José e Maria, mas acima deles estava a obediência ao Pai celestial.

Assim, seguir os caminhos de Cristo é mirar nas coisas do alto. Seus ensinamentos, como o Sermão da Montanha, desafiam cada indivíduo a superar suas limitações, a renunciar ao egoísmo e a buscar uma vida em sintonia com os valores divinos. Cristo nos convida a caminhar com Ele, a carregar nossa própria cruz e a trilhar um caminho de transformação pessoal, aquele que conduz à paz interior e à comunhão com Deus.

Esse trilhar, porém, não está isento de desafios. Ao longo da vida, encontramos tentações, passamos por provas e momentos de incerteza, mas é pela fé em Cristo que encontramos forças para continuar seguindo o exemplo d’Ele, que suportou tudo em prol da redenção da humanidade. Por isso, somos chamados a perseverar mesmo em momentos difíceis, pois cremos na promessa de Cristo que ao fim do caminho seremos recebidos e compensados com a vida eterna.

Cristo morreu na cruz e, ao ressuscitar, venceu a morte. Antes, porém, nos deixou um convite para vivermos de forma plena, em conformidade com os ensinamentos d’Aquele que afirmou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”, segundo João, Capítulo 14, Versículo 6.

Eis o rumo, a direção e o sentido! Travessia.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.