Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Continua depois da publicidade
Quando concluí a versão preliminar da crônica “Lembranças de Aroeiras” e a apresentei a Vânia, minha esposa, para sua avaliação crítica, ela lembrou-se de um livro intitulado “Pedras de Riacho: a história da nossa história”, obra de autoria de Dudé das Aroeiras, lançada pela Ideia Editora, em 2003.
Foi pelas mãos de Justina Barbosa, prima de Dudé e amiga de Vânia, que um exemplar do referido livro chegou às nossas mãos. Por ter morado em Aroeiras (PB) durante a infância e adolescência, Vânia conheceu Dudé e sua família. Eu não conhecia a obra e nem conheço pessoalmente o autor. No entanto, conheço dois irmãos dele: José Lamartine Barbosa e Hildeberto Barbosa Filho.
José Lamartine foi meu colega de turma no terceiro ano científico no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande (PB), em 1972. Depois de concluir o curso de graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Regional do Nordeste, tornou-se professor da Universidade Estadual da Paraíba.
Hildeberto Barbosa Filho é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, instituição da qual é professor Titular. Poeta, escritor e crítico literário, Hildeberto integra o quadro da Academia Paraibana de Letras.
Graduado em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Paraíba, Dudé das Aroeiras, pseudônimo artístico e literário de José Severino da Costa Barbosa, além de escritor é poeta, compositor e membro da Ordem dos Músicos do Brasil.
Aos interessados em conhecer a história de Aroeiras, recomendo a leitura de “Pedras de Riacho: a história da nossa história”, um livro que prende a atenção desde a capa.
Na parte frontal é apresentada a fotografia de um riacho cujas águas correm entre pedras. Nas orelhas há um primoroso texto produzido pelo médico aroeirense Oscar Ferreira de Melo Sobrinho, na parte de trás há uma pequena foto de um rio caudaloso e ao lado, um texto igualmente primoroso assinado por Hildeberto Barbosa Filho.
Depois de apreciar a capa, iniciei a leitura do conteúdo do livro. Que leitura agradável! Para não estragar o prazer de quem decidir mergulhar nas águas simbólicas desse riacho literário e percorrer o itinerário das pedras, seguem apenas alguns destaques que julgo interessantes.
O livro é escrito em uma linguagem quase coloquial. É quase memória, parafraseando o título do romance de Carlos Heitor Cony, publicado em 1995, pela Editora Companhia das Letras. Mas é, também, quase história, pelo rigoroso trabalho de pesquisa realizado por Dudé para compor a obra.
Na parte inicial, o autor apresenta a obra de forma breve. Em seguida, são apresentados os depoimentos e comentários de alguns amigos e familiares sobre a leitura dos originais do livro “Pedras de Riacho: a história da nossa história”. Daí por diante, sob o título “Entrelaços”, o autor entra em cena, em versos e prosa.
Relevante é como ele conseguiu desenvolver essa tessitura, fazendo desfilar diante dos nossos olhos figuras típicas e históricas de Aroeiras, algumas que, se não fosse o registro memorial de Dudé, poderiam se perder no anonimato, a exemplo de Zé da Maleta e Maria do Espírito Santo, conhecida popularmente por Maria Catequista.
Assim, ao concluirmos a leitura do livro “Pedras de Riacho: a história da nossa história”, o que encontramos não foram apenas fragmentos memoriais da história, da geografia e da economia de um lugar, mas ecos universais da experiência humana.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.