Blogs e Colunas

Dom Delson

Dom Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Ouvir o Senhor com a vida!

Por Dom Delson
Publicado em 21 de setembro de 2024 às 20:03

Continua depois da publicidade

O amor atento pela Palavra de Deus é uma constante que deve perpassar a vida de todos os cristãos. Diante de tantas palavras que são apresentadas neste mundo, o anúncio da Palavra de Deus deve prevalecer. Afinal, não se trata de qualquer palavra, mas a Palavra que gera a vida em abundância.

Neste mês da Bíblia, as comunidades católicas espalhadas pelas muitas paróquias expressam, de maneira particular, seu amor contagiante pela Pessoa de Jesus Cristo, manifestados nas históricas bíblicas. Desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, tudo fala de Nosso Senhor. O centro da Bíblia é Jesus Cristo!

No ano de 2022, pela ocasião do Domingo da Palavra de Deus sempre celebrada no mês de janeiro, o Papa Francisco fez uma reflexão muito questionadora sobre a importância da Palavra de Deus na vivencia concreta da Igreja: “Apaixonemo-nos pela Sagrada Escritura, deixemo-nos interpelar profundamente pela Palavra, que desvenda a novidade de Deus e leva-nos a amar incansavelmente os outros.

Voltemos a colocar a Palavra de Deus no centro da pastoral e da vida da Igreja! Vamos ouvi-la, rezá-la e colocá-la em prática.” São palavras bastante simples, mas que nos questionam diante de uma realidade que nos apresenta tantas outras palavras. Realmente nos dispomos interiormente na aplicabilidade da Palavra de Deus em nossas vidas? Essa Palavra tem mudado nossas condutas em vista de um mundo mais fraterno e justo?

A escuta da Palavra de Deus, feita de forma pessoal, deve nos levar ao encontro dos irmãos. Aqui salta-nos aos olhos a necessidade de aprofundar o Mistério da Encarnação. “A Palavra que Se fez carne quer tornar-se carne em nós” (Papa Francisco). Não podemos pretender ouvir o que Deus nos fala sem fazer com que esse apelo não seja anunciado a tantos irmãos que estão distante do amor de Deus.

Um outro apelo urgente da Palavra do Senhor é o chamado à santidade. Deus nos quer homens e mulheres santos. Essa santidade é concreta e viva, presente no mundo. A vocação cristã é sempre fruto de uma proposta amorosa que parte inicialmente do Senhor. Foi Ele quem nos chamou por primeiro, e só Ele que pode realizar as graças que necessitamos para corresponder a esse chamado de amor.

Na cultura de morte e do indiferentismo de Deus que nos cerca, o Senhor lança sobre nossos ouvidos o convite para uma vida marcada pela doação total de si, longe dos cálculos e vantagens humanas. Nossa passagem por esta terra não pode ser vivida como pessoas que não conheceram a Deus, como se tudo o que vivemos estivesse doutrinado pelas necessidades ensimesmadas.

Não nos enganemos com esse tipo de vida deplorável e fechado em si mesmo, o Deus amoroso que nos chamou a partir do Batismo oferece-nos um caminho superior e cheio de sentido. Os santificados em Cristo aceitam essa chamada exigente, e não hesitam em se ocupar desse caminho que deve ser trilhado na humildade e na docilidade. Afinal, seguimos uma Pessoa, e Ele passou pela via dolorosa da cruz e da alegria da ressurreição.

Nossa Senhora, a mulher atenta a tudo que Deus fala, nos ensine neste tempo de tantas palavras a ouvir com a vida a Palavra da Vida.

Que jamais queiramos estar distantes dos apelos do nosso Deus. Ouçamos o que Deus nos fala! Suas palavras são eternas e transformadoras.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.