Blogs e Colunas

Benedito Antonio Luciano

Benedito Antonio Luciano

Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Oiticica

Por Benedito Antonio Luciano
Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 11:15

Continua depois da publicidade

Em 19 de agosto de 1995, um dia após a defesa de minha tese de doutorado, plantei uma muda de oiticica (Licania rigida) em uma área situada entre os blocos CH e CI do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao lado da sala onde trabalhei por mais de 43 anos.

A escolha da oiticica não se deu por acaso. Nascido em Coremas (PB) e tendo passado parte de minha infância em Campina Grande (PB), ouvi muitos relatos de meu pai sobre fatos relacionados a essa árvore, alguns envolvendo, inclusive, causos de encantamento e assombrações ocorridos em noites escuras, sem o luar do sertão.

O escritor Euclides da Cunha, em sua famosa obra literária “Os Sertões”, afirmou que “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”. A frase revela a resistência e a capacidade de superação do habitante do sertão nordestino diante das adversidades impostas pelo ambiente hostil, tal qual a própria oiticica.

Assim, na idade adulta, ao me tornar engenheiro, procurei conhecer melhor a importância econômica dessa planta na região sertaneja do estado da Paraíba, sobretudo no município de Pombal (PB), no período após a instalação da empresa Brasil Oiticica S/A em 1944, até o seu fechamento em 1987.

Pesquisei. As primeiras informações técnicas sobre o tema surgiram a partir de conversas com o colega Verneck Abrantes de Sousa, engenheiro agrônomo, natural de Pombal, autor de vários livros e textos publicados em jornais e revistas.

Em seguida, encontrei informações adicionais sobre os arranjos produtivos da oiticica no semiárido, assim como seu aproveitamento industrial, na segunda edição do livro “Oiticica: exploração agronômica e aproveitamento energético”, obra organizada por Vicente de Paula Queiroga e seus colaboradores, lançada em 2016.

Foi em meio a uma conversa com José Geraldo Baracuhy, amigo e contemporâneo de Verneck na Escola de Agronomia, em Areia (PB), que ele sugeriu que eu elaborasse e afixasse uma placa na oiticica mencionada no primeiro parágrafo, na qual fosse incluído o nome científico da planta. Acolhi a ideia e a coloquei em prática.

Assim, na manhã ensolarada de 9 de dezembro de 2025, ocorreu o ato de fixação da placa, com a presença do professor Kyller Costa Gorgônio, coordenador administrativo do DEE; de Lucimar Ribeiro Gomes Andrade, secretária do DEE; de Vanderley de Brito e de Roniere Leite Soares, presidente e vice-presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG); entre outros colegas.

Na oportunidade, ocorreram falas espontâneas destacando o simbolismo do plantio de árvores no ambiente acadêmico e, no caso específico da oiticica, sua importância no contexto histórico, ambiental, econômico e social da Paraíba e de Campina Grande.

Dessa forma, a oiticica, essa árvore frondosa e resistente, não apenas representa a memória de um momento marcante na trajetória acadêmica de seu plantador, mas também simboliza a preservação da história, da cultura e do conhecimento no espaço universitário.

Quando a muda foi plantada, ela precisou competir para se desenvolver com um flamboyant imponente que crescia a alguns metros de distância, limitando a incidência dos raios solares tão necessários ao crescimento da oiticica. No entanto, ela resistiu, cresceu e frutificou.

Em 2021, um galho vertical ultrapassou a copa do flamboyant e continua a crescer, porque não há sombra que vença a determinação de quem busca a luz que vem do alto.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializo em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com