Fechar
O que você procura?
Arcebispo Metropolitano da Paraíba.
Continua depois da publicidade
Depois da celebração do Natal do Senhor, que culminou com a festa do Batismo, a Igreja nos convida a iniciar um novo tempo na liturgia, chamado de Tempo Comum. Ao longo de vários domingos, a Palavra de Deus nos colocará em contato com o apostolado de Nosso Senhor.
Veremos um profundo acento na Misericórdia de Deus. As curas, pregações e encontros serão meios para manifestar essa misericórdia na vida dos homens e mulheres. O encontro com o Senhor Ressuscitado gera em nossas vidas o providencial dom da misericórdia.
A palavra “misericórdia” resume o mistério da Ressureição de Cristo. O homem encontra o seu verdadeiro humanismo quando se deixa revestir pela luz da verdade, de uma vida autentica, marcada pelo perdão de Nosso Senhor. Nossa cultura necessita redescobrir o poder da misericórdia; e mais, tem urgência em acolher novamente esse movimento misericordioso do coração de Deus que impõe limite sobre o mal.
Neste Ano Jubilar da Esperança, a mensagem da misericórdia de Deus caminha lado a lado com a esperança da nossa salvação. Os discípulos de Jesus, depois de sua ressurreição, levantaram a bandeira da misericórdia para o mundo inteiro. Ninguém fica fora das entranhas da misericórdia de Deus. “Jesus levanta-os com a misericórdia; obtendo misericórdia, tornam-se misericordiosos” (Papa Francisco). Assim acontece na vida de todos que se abrem a Deus: obtendo misericórdia, tornamo-nos misericordiosos.
Um dos convites do ano jubilar é o de tornar mais acessível os meios de propagação da misericórdia, como fazia Jesus quando caminhou no meio dos homens. A Igreja de Cristo não pode se cansar de propagar esses meios. O mundo só obterá a verdadeira paz que tanto almeja quando a misericórdia de Deus alcançar todos os corações.
Depois que Jesus ressuscita, um de seus primeiros atos é a comunicação da Sua Paz: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”(Jo 20,21). Os discípulos são inseridos na paz de Deus. Esta nunca foi uma quietude comodista, que não leva ao encontro das dores da humanidade: “A Misericórdia é a veste de luz que o Senhor nos concedeu no Batismo. Não devemos deixar que esta luz se apague; ao contrário, ela deve crescer em nós todos os dias, para levar ao mundo o feliz anúncio de Deus” (Papa Bento XVI).
A nossa reconciliação com Deus, com a Sua Paz, sempre nos permitirá estar com os irmãos. Ao receber o perdão do Senhor, tornamo-nos embaixadores de Sua misericórdia, e esse apostolado dá-se eficazmente quando somos capazes de um envolvimento profundo com todos aqueles que nem mais confiam no perdão de Deus. Muitos destes já se desesperam da salvação, já não acreditam mais que Deus pode perdoar qualquer pecado, desde que estejamos verdadeiramente arrependidos.
A bondade do Senhor, que cerca e penetra a escuridão do mundo, sempre ampara-nos quando estamos caídos. Até no lugar que caímos, o Senhor nos ama. Ele já se tornou nosso amigo, desde o dia do nosso batismo. Cercou-nos com laços profundos de misericórdia.
A Misericórdia de Cristo conta-nos essa história de amor: Deus ama-nos sempre! Ele quer nos dar inteiramente o Seu Coração cheio de bondade: “Entender a misericórdia do Senhor é um mistério; mas o maior mistério, o mais belo, é o coração de Deus. Se quiser realmente chegar ao coração de Deus, siga o caminho da misericórdia, e se deixe tratar com misericórdia” (Papa Francisco).
Deixemo-nos, neste ano jubilar, tocar pela esperança de Deus. Abramos todas as portas da nossa existência para Cristo entrar. Há situações difíceis que atravessamos que só podem ser transformadas pela força da oração. Há esperança! E Deus quer mudar nossas vidas a partir de um caminho sincero de conversão.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.