Fechar
O que você procura?
Arcebispo Metropolitano da Paraíba.
Continua depois da publicidade
A oração do santo terço sempre ocupou grandes espaços na piedade popular. O povo de Deus, que ama profundamente a Santíssima Virgem Maria, mãe da esperança, sempre encontra tempo para estar diante de Deus na oração pelas mãos de Maria.
O Papa Francisco, que tão recentemente nos deixou, falou da importância do terço em tempos de grandes dificuldades: “em um mundo extremamente marcado pelas correrias do dia a dia e, principalmente, neste tempo difícil da pandemia, a oração do Terço pode ser uma verdadeira ajuda para superar as feridas atuais.
Este método de oração está muito distante de ser uma repetição mecânica, mas pode ser um verdadeiro caminho de contemplação dos mistérios da vida de Cristo.”
Quando rezamos o terço com humildade, o caminho se torna seguro para Jesus. Rezemos, neste ano jubilar, o terço, e rezemos com o coração cheio de esperança.
Toda a vida silenciosa da Virgem Maria é uma decidida busca pela vontade de Deus. “Ao pronunciar as Ave-marias, o orante permite que tais palavras se tornem como um mantra em seu coração.
Deste modo, pode-se saborear a quietude e o silêncio que, às vezes, é difícil encontrar através de uma oração mais racional. Redescobrir a oração do Terço nestes tempos difíceis pode ser um poderoso caminho para encontrar aquela Paz que somente o Senhor pode nos oferecer.
Deste modo, o cristão que pronuncia as palavras do Anjo Gabriel encontra uma via segura para configurar-se a Cristo com a presença de Maria.” (Papa Francisco)
Diante de um mundo cansado de imediatas novidades, a oração “repetitiva” do terço ensina-nos a ter o coração com quietude no coração de Deus. Essa oração Mariana sempre nos aponta para a esperança de Cristo. Tudo em Nossa Senhora nos leva a Cristo.
Neste tempo Pascal, Nossa Senhora nos aponta para Cristo Ressuscitado. Nele, a Igreja pode retomar a esperança da vida. O movimento Pascal é também um agir missionário acompanhado de misericórdia.
A Páscoa é acima de tudo o ato extremo de Caridade de Deus para com a humanidade. O ato de entrega total. Cristo morre na Cruz, vence a morte e ressuscitado, por meio do seu Espírito Santo nos devolve a esperança e dignidade.
É o Espírito Santo do Cristo Ressuscitado que nos dá força e imprime em nossas almas um ardente desejo de cuidar dos necessitados, por que a Cruz e a Ressurreição anunciam para nós a Misericórdia de Deus e nos envia para o cuidado com o crucificado que habita em nosso próximo.
Nestes dias que ainda estamos repletos da alegria de conhecer o rosto do nosso Pastor Universal, o Sucessor de Pedro, permitamos que a graça de Deus renove em nossos corações o ardor missionário. O sinal visível do papado também é uma expressão de missionariedade.
A cultura do Evangelho, que nos aponta para a altura do céu, nos autoriza a construir um mundo novo, marcado pela justiça e fraternidade. Sejamos construtores da cultura de bondade que eleva o homem por inteiro e que a Virgem Maria, nos ajude nessa empreitada de esperança!
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.