Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
Comentarista esportivo.
Continua depois da publicidade
O futebol brasileiro virou refém do medo. Medo de arriscar. Medo de perder. Medo de propor o jogo. Com a ocupação dos campos de pelada pela urbanização, a revelação de novos talentos é escassa. Vivenciar a essência do futebol nos dias atuais, só recorrendo aos vídeos de Garrinha, Pelé, Zico e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo.
Quando o futebol nos encantava, a formação tática dos times contava com cinco jogadores no ataque. Hoje a maioria opta por dois e as vezes só um. A escassez de talentos sinaliza a opção pelos sistemas 4 – 5 – 1 ou 4 – 4 – 2. É o medo de perder tirando a vontade de ganhar.
O estilo europeu de jogar, priorizando o plano tático e valorizando a compreensão física, tem reflexos em nosso país. Vários clubes já são treinados por estrangeiros. E a nossa seleção é comandada por um espanhol. Ou seja, agora o modelo é robotizado. Mas parecendo uma partida de sinuca. Os jogos são previsíveis e sem criatividade.
O Brasil ainda consegue produzir alguns talentos. Embora raros. Vinicius Junior e Estevão são os mais recentes. Mas já não jogam por aqui. E os que aqui estão, não conseguem entregar sequer pequenos lampejos do que já fomos. Pra mudar essa morte anunciada, a opção é investir forte nas categorias de base.
A recente decisão da Copa do Brasil foi conquistada por um clube de recursos técnicos limitados. Felizmente, graças aos deuses do futebol, o título ficou com quem em 180 minutos de disputa, recorreu ao drible pra mostrar o obvio ululante.
No lampejo de um talento emergente chamado Breno Bidon, com um simples drible de “arrudeio”, e apenas um bastou, pra chamar a atenção de todos sobre a nossa essência. NÃO É DE GRINGOS QUE PRECISAMOS.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.