Blogs e Colunas

Madalena Barros

Madalena Barros

Jornalista, Pós-Graduada em Comunicação Educacional, Gerente de Negócios das marcas Natura e Avon.

Na penúltima estrada vejo um recomeço

Por Madalena Barros
Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 9:24

Continua depois da publicidade

Há semanas que parecem comuns no calendário, mas extraordinárias na alma. Esta foi assim. Uma sucessão de Encontros,  com abraços guardados e reservados para despedidas. Em cada evento, rostos queridos, alguns vistos com frequência, outros reaparecendo depois de anos,  e, ainda assim, todos vivos na minha memória, como se o tempo não tivesse ousado apagar nada do que construímos ao longo de tantos anos.

Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, segui para Queimadas afim de realizar meu último Encontro Natura e Avon naquela cidade. No carro, três Líderes queridas, Andréa, Silvaneide e Jussara, e uma conversa leve, solta, daquelas que fazem a estrada parecer mais curta. Entre risadas e histórias, parecíamos aqueles pescadores que disputam quem conta a maior mentira. No nosso caso, talvez não fossem mentiras, apenas exageros criativos que deixavam tudo mais divertido.

Uma delas contou sobre a tia ciumenta que, ao ouvir o marido na porta de casa apenas dar uma informação a uma moça perdida,  provavelmente sem Google Maps ou Waze,  recebeu-o no quarto com uma espingarda na mão e um tiro disparado antes de qualquer pergunta. Não acertou, por falta de destreza, mas recado foi bem dado. Gargalhamos!

E como em  toda  boa roda  de histórias, uma puxava a outra.

Contei de um tio que teria feito parte do grupo de Lampião. Espero que ele me perdoe e dê risada lá do andar de cima. A disputa estava acirrada, mas como sou competitiva, lembrei de uma lenda urbana de Teixeira, minha terra natal, famosa pela fama pouco recomendável de ter gente “braba”. Quando cheguei a Campina Grande para estudar e me perguntavam sobre isso, eu respondia pronta: “Lá não tem mais gente braba não. Os que tinha, a gente matou todos.” E lá vinham mais risadas, altas e soltas, capazes de vencer qualquer trânsito lento causado pela duplicação da estrada.

Chegamos atrasadas. E, para completar, as mesas que sempre alugo e que sempre são deixadas na Casa do Empreendedor do Sebrae onde faço as reuniões,  não haviam chegado. Duas mesas apenas, tipo birô,  e uma infinidade de produtos era tudo que tínhamos a disposição. O que fazer? Jogo de cintura é artigo de primeira necessidade na vida de quem empreende. Ao ver quatro bancos longos de madeira, novos e com 1m e 20cm, não hesitei. Juntas, improvisamos mesas adicionais. Coube tudo. Ficou bonito. Ninguém percebeu a mudança. Às vezes, a solução mora exatamente onde a gente pisa.

Comecei quinze minutos depois do horário previsto, mas valeu cada segundo. Foi meu último Encontro Natura e Avon naquela cidade.

No dia anterior, haviam sido dois encontros na Chezvous, de onde saí com o tanque emocional abastecido de afeto,  presentes lindos, carinho e amor,  fruto de uma relação construída ao longo de quase 33 anos. Vi lágrimas nos olhos de Líderes e consultoras de beleza, antecipando a saudade. Eu não chorei. Pelo menos não por fora. Desde que perdi minha mãe, desenvolvi um mecanismo estranho: choro para dentro. Nem sempre é saudável. Às vezes, adoece. Mas é como acontece comigo. Aprendi a conter o rio na superfície, mesmo quando ele transborda por dentro.

No fim, o que fica é um arquivo afetivo repleto de momentos vividos com mulheres e homens extraordinários, que costuraram minha alma com os retalhos mais lindos que alguém poderia ter. Sentirei saudades das risadas fáceis, das conversas com pitadas de exagero, dos abraços demorados. Não sentirei saudade da exaustão, das dores nos pés, das noites mal dormidas, nem das estradas enfrentadas cedo demais depois de dormir tarde demais,  quando eu tentava, inutilmente, dirigir com um olho fechado e outro aberto, testando meus próprios limites.

Saudade é escolha do que valeu a pena. E tudo o que foi amor permanece.

A partir de março, meu compromisso será comigo. Com minha felicidade. Com as pessoas que quero levar para a vida. Porque há ciclos que se encerram não por falta de amor, mas por excesso de aprendizado. E quando a gratidão é maior que o cansaço, a despedida deixa de ser fim e se transforma em recomeço.

E assim me encaminho para o  encerramento  dessa jornada no início de março, ciente de que  não será um ponto final, e sim um ponto de exclamação. Foram anos de entrega, construção, coragem e amor. Se houve cansaço, ele nunca foi maior que a minha determinação. Se houve lágrimas, elas nunca superaram a alegria de ter feito história.

Não vou me despedir como derrotada  pelo tempo, do qual eu me levanto consagrada pela trajetória. Não carrego peso; carrego legado. Não levo exaustão; levo honra. Não guardo dores; guardo vitórias.

Saio dessa estrada com a alma inteira, o coração transbordando gratidão e a certeza de que vivi cada quilômetro com propósito. E se fosse preciso, faria tudo outra vez,  talvez até com mais exagero nas histórias, porque quem constrói uma jornada com amor não termina… evolui.

Brevemente finalizarei esta importante e longa etapa da minha vida, e também começará outra grandiosa juntos aos meu próximos:   aquele aos quais entrego à minha felicidade, abraço minha própria trajetória e levo comigo cada pérola de afeto que encontrei pelo caminho. Porque os encontros que moram no coração nunca se despedem de verdade,  eles ecoam, ensinam e fazem com que a cada novo amanhecer seja uma linda e grandiosa vitória.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

ParaibaOnline | Notícias de João Pessoa e Campina Grande Sra. Caixas | Caixas de papelão em Campina Grande Eticar Baterias | Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande Sincopeças Paraíba Edmaq Equipamentos | Equipamentos paras Bares e Restaurantes em Campina Grande VLD DIstribuidora e Varejista de Peças para Caminhões Volvo na Paraíba Voldiesel Paraíba | Truck Center especializado em Caminhões Volvo na Paraíba Stancanelli Transportes | Transportadora de Cargas de São Paulo para toda a Paraíba