Blogs e Colunas

Dom Delson

Dom Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Na Imaculada Conceição de Maria, a Igreja se agarra à esperança de Deus

Por Dom Delson
Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 19:59

Continua depois da publicidade

Hoje, Solenidade da Imaculada Conceição, o Evangelho apresenta-nos a cena da Anunciação (cf. Lc 1, 26-38). Para as Sagradas Escrituras, A Virgem Maria é a grande Crente que, abandonada na confiança, se põe livremente nas mãos de Deus.

Ela é também o grande modelo de santidade posto para a Igreja que peregrina rumo ao céu: “Maria reflete a Igreja, antecipa-a na sua pessoa e, em todas as turbulências que afligem a Igreja sofredora e fatigante, permanece sempre a sua estrela da salvação. (…)

Em Maria, a Imaculada, encontramos a essência da Igreja de modo não deformado.” (Papa Bento XVI). Para nós, que amamos profundamente Nossa Senhora, este dia é muito importante porque nos diz sobre o amor e a verdade tão preteridos na cultura que nos rodeia.

Hoje, o homem é, corriqueiramente, tentado a viver sob a suspeita de que o verdadeiro amor de Deus cria uma prisão, uma dependência e que se deve a todo custo libertar-se desta prisão com o fim de ser inteiramente ele mesmo, sem Deus.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria é um grito que chega aos nossos ouvidos fechados, apresenta-nos como uma via segura de que a dependência de Deus nos pedirá amorosamente a luta contra o pecado e injustiça.

Nossa Senhora é isenta do pecado original porque Deus a tem como um grande “sim”. Tal isenção não significa somente não pecar, nem muito menos tem uma carga moralista, mas diz sobre a íntegra relação que Ela tem com Deus. Ela deixou-se ser toda entrelaçada pela esperança de Deus. Aqui encontra-se o coração da mensagem desta solenidade litúrgica.

Iremos nos próximos dias vivenciar a abertura de mais um ano jubilar em toda a Igreja. O jubileu da esperança. Com o “sim” de Nossa Senhora, podemos assimilar essa esperança que é o próprio Cristo. Com Ela, aprendemos a encher esse mundo com a esperança de Deus. Devemos olhar para Maria, pois Nela vemos a altura e a beleza do plano de amor do nosso Deus.

Um plano de amor e esperança. Um plano a nos tornar santos e imaculados no perfeito amor de Deus (Cf. Ef 1,4). Referida festa mariana em questão é uma espécie de mensagem que contesta essa falsa mentalidade de felicidade que joga Deus para os lugares privados.

Ouve-se com frequência que Deus não está mais na pauta do dia do homem moderno, mas quando nos deparamos com o testemunho humilde e santo da Virgem Maria, nosso coração se dobra e volta a reafirmar: Deus conta, e tem um plano de amor para todos.

Vivamos esse tempo de preparação do advento agarrados ao coração da Virgem Maria. Pois sabemos que seu coração de mãe é tomado pela esperança de Deus. Queira a nossa existência seguir o exemplo da Virgem Imaculada que jamais desconfiou de Deus. Ela em tudo mostrou-se confiante e esperançosa.

Aprendamos com os antigos crentes a tê-La no coração como Mãe que aproxima o céu da terra, e que nossa presença no mundo, junto com Maria, seja um sim a Deus e aos homens. E mais, que a esperança de Nossa Senhora nos ajude a vencer tudo que se opõe a Deus.

Afinal, sabemos que Deus é a medida da verdadeira felicidade e o seguro porto de quem cultiva a esperança. Desejo a todos um santo tempo de preparação do advento do Senhor.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2024 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Sra. Caixas Emabalagens personalizadas