Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.
Continua depois da publicidade
O “Museu de Arte e Ciência (MAC)” representa um novo marco na vida cultural, educacional, tecnológica e criativa de Campina Grande. Inaugurado em 2024, após um processo de revitalização e requalificação, que transformou o espaço anteriormente conhecido como Museu Assis Chateaubriand (MACC), o MAC surgiu com uma proposta inovadora que vai além das funções tradicionais de um Museu.
Originalmente criado pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) em 2012, o antigo MACC teve suas atividades suspensas em 2016 e passou por um período de transição de gestão até 2018, quando a Fundação Pedro Américo assumiu sua administração e iniciou um processo amplo de requalificação.
Essa transformação culminou em sua reinauguração como “Museu de Arte e Ciência”, um “espaço moderno e interdisciplinar que integra arte, ciência, tecnologia e inovação, em uma proposta museológica diferenciada voltada para o Século XXI”.
Importância do MAC para o E.InovCG e para o Ecossistema de Economia Criativa (II)
O MAC foi concebido como um ambiente interativo, acessível e inclusivo, com exposições que promovem experiências sensoriais e educativas capazes de dialogar com públicos de diferentes idades e formações. A exposição inaugural, denominada “Fios”, exemplificou muito bem “essa abordagem ao explorar, de forma imersiva, a história sociocultural de Campina Grande por meio de elementos simbólicos, ligados à tradição algodoeira da cidade e da região”.
A importância do MAC para o E.InovCG – Ecossistema de Inovação de Campina Grande, bem como para o “Ecossistema de Economia Criativa” local, se manifesta em vários eixos, dentre eles:
“Fomento à interdisciplinaridade”: Ao unir arte, ciência e tecnologia em suas exposições e programas educativos, o Museu atua como “um centro de convergência de ideias e práticas inovadoras”, estimulando o pensamento crítico e a experimentação criativa — elementos essenciais para a formação de profissionais capazes de atuar em contextos inovadores;
“Acesso à Educação Informal”: Com parcerias institucionais que incluem universidades e escolas, o MAC funciona como laboratório educacional fora da sala de aula. O enfoque em atividades interativas com tecnologia, realidade aumentada e experiências sensoriais, contribui para a formação de competências contemporâneas, incentivando a resolução de problemas, criatividade e colaboração. Ajudando e incentivando, os jovens no “ingresso” nessas importantes áreas para o desenvolvimento local.
Importância do MAC para o E.InovCG e para o Ecossistema de Economia Criativa (III)
Outro ponto muito importante é a “Conexão com pesquisa e conhecimento local”: Ao promover eventos, oficinas e exposições que dialogam com contextos locais e globais, o MAC cria pontes entre pesquisadores, artistas, cientistas, estudantes e o público em geral, “fortalecendo redes de colaboração que podem gerar projetos e produtos inovadores”.
Já no campo da “Economia Criativa” — que compreende atividades culturais, artísticas, de design, mídia, tecnologia e afins — o MAC desempenha um papel estratégico: “Valorizar os Talentos Locais”. Ao dar espaço para artistas, cientistas e criadores regionais, o museu amplia o alcance das expressões culturais locais, consolidando a identidade criativa de Campina Grande como ativo econômico e cultural em nível global.
Vale destacar que a cidade faz parte da “Rede de Cidades Criativas da UNESCO”, sendo a primeira e única cidade brasileira na categoria de “Artes Midiáticas”, que abrange por exemplo, arte digital, Internet, vídeo, fotografia, realidade virtual e aumentada;
O MAC é ainda um Espaço de Encontros e Articulações”: A infraestrutura do Museu, incluindo ambientes de convivência, auditórios e áreas de programação, permite a realização de eventos, workshops e encontros que conectam profissionais da cultura, startups, acadêmicos, empreendedores e o público em geral, fomentando trocas de experiências que fortalecem a inovação e a cadeia produtiva criativa.
Importância do MAC para o E.InovCG e para o Ecossistema de Economia Criativa (IV)
O MAC propicia também “Experiências culturais como produtos criativos”: Exposições imersivas e atividades que incorporam tecnologia e narrativas interativas, geram experiências culturais de alto valor agregado, capazes de atrair visitantes, estudantes e pesquisadores.
Isso potencializa o impacto econômico na cidade, inclusive no turismo (o Museu faz parte da “Rota Caminhos da Inovação de Campina Grande”, um novo “produto turístico” que conta com o apoio imprescindível do SEBRAE e iniciativa do E.InovCG).
O Museu representa muito mais do que um equipamento cultural. Ele incorpora uma visão de Museu que integra educação, criatividade, ciência e tecnologia, sendo um “polo relevante para a inovação e para a economia criativa da cidade”.
O MAC se configura como uma “plataforma de inspiração, aprendizado e desenvolvimento comunitário, que fortalece o tecido cultural e produtivo da região”. Contribuindo desta forma, para um futuro em que Cultura, Tecnologia e Inovação se entrelaçam, compondo um grande, dinâmico e exemplar, “Ecossistema Colaborativo”.
(Com informações da Fundação Pedro Américo).
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2026 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.