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Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP – Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.
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A IA (Inteligência Artificial) vem se consolidando como uma ferramenta estratégica para empresas de todos os seguimentos. Nas de “Marketing e Comunicação” não é diferente, muito pelo contrário. Seja para entender melhor o comportamento do consumidor, automatizar processos ou criar campanhas mais personalizadas, a ferramenta já é considerada um dos principais aliados do setor.
O uso de IA, tem possibilitando maior eficiência, personalização e impacto nas campanhas publicitárias. Seu uso não se restringe apenas à automação de tarefas, mas também, na criação de novas formas de relacionamento com clientes e ao fortalecimento/crescimento da “inteligência de mercado”.
Entre as principais aplicações, podemos citar: “Análise de dados e comportamento do consumidor”. Ferramentas de IA podem coletar e interpretar grandes volumes de dados de diferentes canais digitais, identificando padrões de consumo, preferências e tendências.
Isso permite que campanhas sejam direcionadas com mais precisão, aumentando o ROI (Retorno sobre o Investimento), do cliente; “Personalização de campanhas”.
Com algoritmos de machine learning, é possível criar experiências personalizadas para cada cliente, seja no envio de “e-mails” e “posts” nas redes sociais, anúncios segmentados ou recomendações de produtos, nas várias mídias disponíveis hoje.
IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (II)
Outra aplicação de IA muito utilizada é na “Automação de Marketing”. Chatbots, assistentes virtuais e plataformas de automação utilizando IA, permitem interações em tempo real, otimizando o atendimento ao cliente e garantindo respostas rápidas e consistentes. Isso reduz custos operacionais e melhora a experiência do usuário;
outro campo de uso é na “Produção de conteúdo” (de forma bem semelhante ao utilizado no jornalismo). A IA pode ser uma “aliada poderosa” na criação de textos, roteiros, artes e vídeos, sugerindo ideias ou automatizando parte da produção. Isso libera as “equipes criativas” para se concentrarem em estratégias mais inovadoras e de maior valor agregado;
a IA tem uma aplicação bem interessante, na “Previsão de tendências”, onde “modelos preditivos” podem antecipar mudanças no comportamento do consumidor e nas demandas do mercado, apoiando a tomada de decisão em campanhas futuras. Evidentemente, desde que se tenha uma “base grande” de dados/informações sobre os consumidores de determinado produto ou serviço do cliente.
IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (III)
Já no “monitoramento de marca e na análise de sentimentos” dos consumidores, existem sistemas baseados em IA que conseguem acompanhar conversas em redes sociais e identificar menções positivas ou negativas à marca ou produto especifico. Esse monitoramento em tempo real, permite respostas rápidas a “crises de reputação e insights” valiosos para ajustar a comunicação com o público-alvo;
outra aplicação importante e relevante da IA, nas empresas de Marketing e Comunicação, é no tocante a “Otimização da mídia paga”. Plataformas de anúncios com IA “ajudam” a ajustar lances, escolher os melhores canais e definir públicos-alvo com maior precisão, reduzindo desperdícios e aumentando a efetividade das ações.
Na prática, exemplos não faltam. Gigantes do varejo, como “Amazon, Shopee e Magazine Luiza”, utilizam sistemas com/de IA para personalizar recomendações de produtos.
Já agências de publicidade de todos os tamanhos têm apostado em ferramentas de IA para otimizar campanhas digitais e monitorar engajamento em tempo real e evidentemente, diminuir custos.
IA como Aliada no “Marketing e na Comunicação” (IV)
Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas de Marketing e Comunicação que adotam/adotarem IA no seu dia a dia terão condições de oferecer serviços mais ágeis, personalizados. O futuro do setor passa pela integração equilibrada, entre criatividade humana e IA, potencializando assim resultados e fortalecendo a presença das empresas, nesse negócio extremamente competitivo. Essa é uma tendência irreversível.
Vale destacar que, em princípio, a IA “não veio para substituir os profissionais de Marketing e Comunicação, mas seu uso aumenta claramente, a capacidade criativa e analítica desses profissionais”, desde que devidamente capacitados.
A combinação “na medida certa” entre criatividade humana e o uso da IA, promete ser o diferencial que vai definir as empresas que terão sucesso ou não (e até se vão continuar existindo) nos próximos anos.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
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