Fechar
O que você procura?
Blogs e Colunas
Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Continua depois da publicidade
Indicado para três prêmios Oscar em 1960 e vencedor da Melhor Trilha Sonora, o filme estadunidense Exodus, produzido e dirigido pelo cineasta Otto Preminger, está incluído entre as obras mais significativas da cinematografia política do pós-guerra.
A trilha sonora, composta por Ernest Gold, é belíssima e emocionante. Nela, destaca-se o “Theme of Exodus”, uma peça instrumental de caráter orquestral épico. Originalmente, o tema de Exodus não tinha letra. Foi o cantor e compositor Pat Boone quem introduziu a letra a partir dos seguintes versos: “This land is mine, / God gave this land to me!” (Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim!).
Segue a letra completa traduzida do inglês para o português:
“Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim! / Esta antiga e brava terra para mim/ E quando o Sol da manhã revela suas colinas e planícies/ Então eu vejo uma terra onde as crianças podem correr livres/ Então pegue minha mão e caminhe nesta terra comigo/ E caminhe nesta terra adorável comigo// Embora eu seja apenas um homem, quando você está ao meu lado/ Com a ajuda de Deus, eu sei que posso ser forte/ Para fazer desta terra a nossa casa/ Se eu tiver que lutar, lutarei para fazer desta a nossa terra/ Até que eu morra, esta terra será minha.”
Na Bíblia Sagrada cristã, a palavra Êxodo, título do segundo livro do Antigo Testamento, corresponde à saída do povo hebreu (israelitas) da servidão do Egito e sua jornada em direção à Terra Prometida por Deus, a terra de Canaã.
Na trama do filme Exodus, o personagem principal, Ari Ben Canaan, interpretado pelo ator Paul Newman, é o líder da resistência israelense. Ele lidera a missão difícil de resgatar 600 judeus dos campos de detenção britânicos no Chipre, conduzindo-os a um grande cargueiro denominado “Exodus”, com destino à Palestina, arriscando suas vidas em busca da realização da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
Essa associação parece não ser acidental: o filme evoca o passado bíblico para legitimar a jornada dos judeus do século XX rumo à Palestina, após os horrores do Holocausto.
No elenco, além de Paul Newman, destacam-se as interpretações de Eva Marie Saint, Ralph Richardson, Peter Lawford, Lee J. Cobb, Sal Mineo, John Derek, Hugh Griffith, Gregory Ratoff, Felix Aylmer, David Opatoshu e Jill Haworth, além de 250 figurantes contratados para representar os prisioneiros fugitivos.
Baseado no roteiro de Dalton Trumbo, adaptado do best-seller internacional de Leon Uris, o filme Exodus tem 208 minutos de duração. No longa-metragem são abordados o nascimento e o estabelecimento de uma nação (Israel) em um ambiente de conflitos geopolíticos e dramas humanos que perduram até os dias de hoje.
Assim, levando em consideração o caráter ficcional da obra e o contexto histórico em que foi produzido — e não apenas à luz do atual conflito bélico entre israelenses e palestinos —, o filme Exodus pode ser analisado como uma expressão artística que retrata os anseios de um povo por liberdade, pátria e dignidade.
Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.
Continua depois da publicidade
© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.