Blogs e Colunas

Benedito Antonio Luciano

Benedito Antonio Luciano

Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Exodus

Por Benedito Antonio Luciano
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 9:00

Continua depois da publicidade

Indicado para três prêmios Oscar em 1960 e vencedor da Melhor Trilha Sonora, o filme estadunidense Exodus, produzido e dirigido pelo cineasta Otto Preminger, está incluído entre as obras mais significativas da cinematografia política do pós-guerra.

A trilha sonora, composta por Ernest Gold, é belíssima e emocionante. Nela, destaca-se o “Theme of Exodus”, uma peça instrumental de caráter orquestral épico. Originalmente, o tema de Exodus não tinha letra. Foi o cantor e compositor Pat Boone quem introduziu a letra a partir dos seguintes versos: “This land is mine, / God gave this land to me!” (Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim!).

Segue a letra completa traduzida do inglês para o português:

“Esta terra é minha, Deus deu esta terra para mim! / Esta antiga e brava terra para mim/ E quando o Sol da manhã revela suas colinas e planícies/ Então eu vejo uma terra onde as crianças podem correr livres/ Então pegue minha mão e caminhe nesta terra comigo/ E caminhe nesta terra adorável comigo// Embora eu seja apenas um homem, quando você está ao meu lado/ Com a ajuda de Deus, eu sei que posso ser forte/ Para fazer desta terra a nossa casa/ Se eu tiver que lutar, lutarei para fazer desta a nossa terra/ Até que eu morra, esta terra será minha.”

Na Bíblia Sagrada cristã, a palavra Êxodo, título do segundo livro do Antigo Testamento, corresponde à saída do povo hebreu (israelitas) da servidão do Egito e sua jornada em direção à Terra Prometida por Deus, a terra de Canaã.

Na trama do filme Exodus, o personagem principal, Ari Ben Canaan, interpretado pelo ator Paul Newman, é o líder da resistência israelense. Ele lidera a missão difícil de resgatar 600 judeus dos campos de detenção britânicos no Chipre, conduzindo-os a um grande cargueiro denominado “Exodus”, com destino à Palestina, arriscando suas vidas em busca da realização da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

Essa associação parece não ser acidental: o filme evoca o passado bíblico para legitimar a jornada dos judeus do século XX rumo à Palestina, após os horrores do Holocausto.

No elenco, além de Paul Newman, destacam-se as interpretações de Eva Marie Saint, Ralph Richardson, Peter Lawford, Lee J. Cobb, Sal Mineo, John Derek, Hugh Griffith, Gregory Ratoff, Felix Aylmer, David Opatoshu e Jill Haworth, além de 250 figurantes contratados para representar os prisioneiros fugitivos.

Baseado no roteiro de Dalton Trumbo, adaptado do best-seller internacional de Leon Uris, o filme Exodus tem 208 minutos de duração. No longa-metragem são abordados o nascimento e o estabelecimento de uma nação (Israel) em um ambiente de conflitos geopolíticos e dramas humanos que perduram até os dias de hoje.

Assim, levando em consideração o caráter ficcional da obra e o contexto histórico em que foi produzido — e não apenas à luz do atual conflito bélico entre israelenses e palestinos —, o filme Exodus pode ser analisado como uma expressão artística que retrata os anseios de um povo por liberdade, pátria e dignidade.

Atenção: Os artigos publicados no ParaibaOnline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo ao exercício da pluralidade de opiniões.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

Continua depois da publicidade

ParaibaOnline

© 2003 - 2025 - ParaibaOnline - Rainha Publicidade e Propaganda Ltda - Todos os direitos reservados.

Embalagens em papelão Notícias de João Pessoa Baterias para Carros e Motos em Campina Grande e João Pessoa Sindilojas Campina Grande